Cultura divulga programação completa da 2ª edição do Festival NorDestino

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta semana a programação completa das atrações da segunda edição do Festival NorDestino. A festividade será realizada no primeiro final de semana do mês de novembro de 2022, nos dias 05 e 06, a partir das 11h00. Além das apresentações musicais, também foram programadas quatro viagens pelo programa Roteiro do Patrimônio, com saída da festividade.

O evento tem o intuito de reconhecer, valorizar e preservar as matrizes nordestinas presentes na identidade cultural do povo mogiano. O festival será em Jundiapeba, distrito da cidade que reúne o maior número de moradores de origem do Nordeste.

O 2º Festival NorDestino será realizado no primeiro final de semana do mês de novembro, nos dias 05 e 06, a partir das 11h00, em frente à Praça da Liberdade. Foto: Divulgação/PMMC

A estrutura será montada na rua Pedro Paulo dos Santos, em frente à Praça da Liberdade, no coração de Jundiapeba. Ali, serão erguidos um palco principal, 21 barracas de comidas típicas, além da estrutura para comercialização e exposição de 40 artesãos. Ao todo, serão 11 atrações artísticas ao longo dos dois dias de festival, além das visitas pelo Roteiro de Patrimônio.

A abertura oficial do Festival NorDestino será às 11h00 de sábado, 05, com a mestre de cerimônias e o evento segue até às 22h00. Já no domingo, 06, o festival será das 11h00 às 21h00.

Dentro da programação do Festival NorDestino serão organizadas quatro visitas guiadas pelo Roteiro do Patrimônio, sendo duas por dia de evento, às 11h00 e às 14h00. O passeio é gratuito e os participantes irão conhecer mais sobre o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante – antigo Asylo Colonia Santo Ângelo – e a Capela Santo Ângelo. Ao todo, estão disponíveis 25 vagas para o ônibus, além de dez autorizações para carros particulares – com no máximo 4 passageiros por veículo – acompanharem o passeio. As inscrições serão liberadas meia hora antes das saídas e devem ser feitas no festival, por meio da distribuição de senhas.

No sábado, o público poderá apreciar o Show Gonzagueando, às 13h00, com Cacá Lopes. Às 14h30, o espetáculo “Marlene Andrade canta Elba Ramalho”, convida a plateia para se mexer ao som do forró. O “Show Fervescência”, com Paulo Caverna, será às 16h00, a apresentação conta com o cortejo e a intervenção de um bonecão tradicional pela festividade. Às 17h30, o Forró das Frô é um show especial para as mulheres do forró, com intervenções dançantes. Na sequência, às 19h00, o Trio de Forró apresenta “Mandacaru do Itapeti”, ao som da sanfona, zabumba e triângulo, interpretando grandes artistas nordestinos. Para finalizar a programação do primeiro dia de evento, às 20h30, o Trio Amizade traz o show “Forró de Verdade”.

Já no segundo dia do Festival NorDestino, às 13h00, o show “Tecer e Rendar”, com Sandra Vianna, faz uma homenagem à arte nordestina. Às 14h30, é a vez da apresentação musical acompanhada de declamações de cordéis autorais, “Visões de um Brincante no Reino Armorial”, com Madureira Armorial. A banda Caqui Doce toca o “Bailinho Pé de Serra”, às 16h30. Os artistas Richard e Marco Junior apresentam “No Balanço da Sanfona”, às 18h00. Na sequência, o show “Luiz Gonzaga, o inventor do Sertão”, com Vanu Rodrigues, encerra as atividades culturais da festividade.

O festival foi concebido pela Secretaria de Cultura, tendo em vista a forte presença de pessoas de origem nordestina na cidade e a necessidade de haver um evento que resgate essas origens e reconheça a representatividade desse público. Ao mesmo tempo, é um festival aberto para todos os interessados nos costumes, na culinária e na cultura nordestina como um todo, que terá entrada gratuita.

Programação (sujeita a alterações): 2º Festival NorDestino 2022

Local: Rua Pedro Paulo dos Santos (em frente à Praça da Liberdade)

Data: 05/11 (sábado)

11h00 – Mestre de Cerimônio
13h00 – Show Gonzagueando, com Cacá Lopes
14h30 – Marlene Andrade canta Elba Ramalho
16h00 – Show Fervescência, com Paulo Caverna
17h30 – Forró das Frô – Nordeste em SP
19h00 – Trio de Forró Mandacaru do Itapeti
20h30 – Trio Amizade

Data: 06/11 (domingo)

11h00 – Mestre de Cerimônio
13h00 – Tecer e Rendar, com Sandra Vianna
14h45 – Visões de um Brincante no Reino Armorial, com Madureira Armorial
16h30 – Caqui Doce toca Bailinho Pé de Serra
18h00 – No Balanço da Sanfona, com Richard e Marco junior
19h45 – Luiz Gonzaga, o Inventor do Sertão, com Vanu Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Publicidade