Veja o que abre e fecha em Mogi durante o feriado de Tiradentes/2022

Com o feriado de Tiradentes nesta quinta-feira, 21/04/2022, o Mercado Municipal funcionará das 8h00 às 12h00. As feiras livres funcionam normalmente, com exceção da feira noturna de Braz Cubas, que fica suspensa neste dia.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente devido ao feriado, assim como na sexta-feira, 22/04, por ser ponto facultativo. O atendimento à população será retomado na segunda-feira, 25/04.

Os parques municipais funcionarão normalmente, todos os dias. O Centenário e o Leon Feffer abrem das 7h00 às 17h00; já o Parque da Cidade funciona por uma hora a mais, das 7h00 às 18h00.

Mercado Municipal

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente todos os dias. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas e opera exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (Av. Pedro Romero s/nº); Oropó (Av. Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta.

A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população, assim como a Cure 192 para remoção de pacientes.

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o período. Já o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Tiradentes, comemorado em 21 de abril.

Por se tratar de feriado nacional, não haverá expediente nas agências. No dia 22 de abril, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 25,7 bilhões em 2020), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 22 de abril.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 21, 22 e 23 de abril. O Poupatempo continua oferecendo serviços por meio dos canais online – portal poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Na segunda-feira, 25, as mais de 130 unidades em todo o Estado voltam a funcionar habitualmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio obrigatório de data e horário pelas plataformas digitais.

Nos canais eletrônicos o cidadão conta com quase 200 serviços online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros.

Vale lembrar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Para informações, consulta de endereço e horário de funcionamento das unidades, o cidadão pode acessar o portal poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.