Faixa reversível na Av. Eng. Miguel Gemma começa a valer nesta segunda, 21/03/2022

Os motoristas que chegam a Mogi das Cruzes pela Av. Engenheiro Miguel Gemma no horário de pico da manhã poderão utilizar, a partir desta segunda-feira, 21/03/2022, a faixa reversível no trecho entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita. A medida será adotada de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 9h00, no sentido bairro-centro, e poderá ser usada por veículos leves.

Na última quarta-feira, 16/03, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou um teste no local, que teve resultados positivos. A equipe técnica da pasta continuará fazendo o acompanhamento no local, para verificar o comportamento dos motoristas durante os diversos dias e adotar ajustes, caso sejam necessários.

Faixa reversível da Av. Eng. Miguel Gemma poderá ser utilizada de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 9h, entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita. Foto: Divulgação

Durante o período de validade da faixa reversível, os motoristas de veículos leves que trafegam no sentido bairro-centro da Av. Eng. Miguel Gemma poderão continuar na via após o encontro com a Av. Júlio Perotti e chegar à Av. Santa Rita. De lá, eles poderão utilizar a via para acessar a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães ou seguir para a região central pelo bairro do Socorro.

Caminhões e ônibus não poderão circular a faixa reversível. Assim, estes veículos e os motoristas que têm com destino Cezar de Souza permanecerão utilizando a avenida Júlio Perotti e, posteriormente, a avenida João XXIII.

A melhoria da circulação viária é uma das prioridades em mobilidade urbana, uma vez que tem impacto para os veículos particulares e para o transporte coletivo. Estão sendo realizadas diversas ações para a melhoria da fluidez do trânsito entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos ao Centro, que apresenta dificuldades, principalmente no período de pico da manhã. A faixa reversível da avenida Engenheiro Miguel Gemma faz parte deste trabalho”, destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Ela lembrou que o funcionamento da faixa reversível na Miguel Gemma também deverá ter reflexos positivos na Av. João XXIII, uma vez que tirará parte do fluxo que atualmente utiliza a via e que passará a trafegar pela Av. Santa Rita.

No dia 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já havia implantado uma faixa reversível na Av. Pedro Romero, entre o distrito de Cezar de Souza e o bairro do Rodeio. A faixa reversível também opera das 7h00 às 9h00, de segunda a sexta-feira, e amplia a capacidade de circulação de veículos pela via durante o horário de pico da manhã, ao mesmo tempo, oferece uma opção para os motoristas que utilizam a Av. Francisco Rodrigues Filho.

Perimetral

A via Perimetral, em Braz Cubas, também terá novidades no trânsito a partir desta segunda-feira. A intervenção ocorrerá na rotatória existente no encontro das avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e David Bobrow, também de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 8h30. A equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana também continuará fazendo o acompanhamento no local, para verificar a necessidade de ajustes.

Na Perimetral, alteração na rotatória deverá melhorar o trânsito no encontro das avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e David Bobrow, em Braz Cubas. Foto: Divulgação

Neste período, os motoristas que trafegam pela avenida Valentina de Mello Freire Borenstein no sentido Braz Cubas não poderão seguir em frente pela via e deverão obrigatoriamente acessar a avenida David Bobrow, na rotatória localizada próxima ao parque Leon Feffer. Com isso, o fluxo de veículos vindo da avenida das Orquídeas e do viaduto Professor Argel Batalha que se dirige à região central deixará de sofrer impacto do trânsito da rotatória, evitando congestionamentos.

Os motoristas que estão na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein e desejarem seguir pela via em direção à passagem em nível deverão acessar a avenida David Bobrow e fazer o retorno na rotatória próxima ao viaduto Professor Argeu Batalha.

Nesta sexta-feira, 18/03, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou um teste no local e o resultado foi positivo, melhorando a fluidez. Durante a análise, os técnicos verificaram que o pico de movimentação ocorre até as 8h30 e definiram este horário para o encerramento da medida a partir de segunda-feira. Anteriormente, a alteração estava prevista para ocorrer até as 9h00.

As intervenções que serão realizadas a partir de segunda-feira na avenida Engenheiro Miguel Gemma e na Via Perimetral também são informadas ao aplicativo Waze para facilitar o deslocamento das pessoas.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Publicidade