Em reunião, vereadores cobram serviços de tapa buraco e roçagem

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã desta quarta-feira, 05/05/2021, a secretária de serviços urbanos, Camila Souza, para uma reunião sobre a situação da manutenção urbana do município. Na reunião, comandada pelo presidente da Comissão de Obras do Legislativo, vereador Carlos Lucarefski, foram abordados assuntos relativos aos buracos nos asfaltos da cidade e serviço de roçagem.

Os parlamentares apresentaram vídeos que mostraram ruas com buracos e com asfaltos debilitados e cobraram da Secretaria de Serviços Urbanos uma intensificação desses trabalhos em Mogi das Cruzes. Camila Souza explicou que existe uma dificuldade atual, causada pela falta de insumos para o trabalho. A secretária culpou a falta de planejamento da gestão anterior e explicou que a Pasta ficou 70 dias sem massa asfáltica, além da falta de pedra, areia e demais materiais.

De acordo com Camila Souza, a pandemia da Covid-19 também atrapalhou o andamento dos trabalhos da Secretaria, já que parte dos servidores, com mais de 60 anos, precisaram ser afastados por serem do grupo de risco da doença. “Com essa redução de funcionário os trabalhos acabam criando um passivo ainda maior. Tivemos quatro perdas em nosso quadro e temos mais de 60 colaboradores afastados por conta da Covid-19”, ressaltou.

Foto: CMMC

Nesse sentido, o vereador Mauro do Salão sugeriu uma contratação emergencial, temporária, para realizar o trabalho de roçagem na cidade. Já o vereador Bi gêmeos, pontuou que existe um grande número de indicações da Casa para asfalto e roçagem. Por isso seria importante agilizar essa manutenção. Os parlamentares ainda cobraram uma melhor comunicação entre Prefeitura e Câmara.

Estreitar os laços com a Câmara Municipal é muito importante porque todo mundo que está aqui quer o bem da cidade. Porque se está tudo bem, se a cidade está limpa não vai ficar aparecendo demandas aqui para a Câmara. Acho que não podemos ficar sempre jogando para a gestão anterior. Isso tem que ficar para trás”, pontuou o vereador Edson Santos.

Iduigues Martins cobrou uma maior sensibilidade política da Pasta.

Já o vereador Zé Luiz pediu que não haja seletividade no atendimento aos vereadores. O parlamentar afirmou que a ouvidoria está dando respostas mais rápidas do que os pedidos de alguns vereadores. “Já estamos no quinto mês do mandato e é necessário estreitar mesmo esses laços com a Câmara Municipal”, pontuou Zé Luiz.

Ao final da reunião a secretária afirmou que está aberta ao diálogo com os parlamentares e que a Secretaria está de portas abertas para receber as demandas. Camila ainda agradeceu aos vereadores pelas contribuições e ressaltou a importância do encontro. “Precisamos ter essa forma de diálogo. Esse é um dos planos do governo do prefeito Caio. Nossa Secretaria sempre estará de portas abertas para vocês, para que possamos receber as demandas e dar as devidas respostas”, afirmou a secretária.

A reunião também contou com a presença do secretário de Governo, Francisco Cochi, do presidente da Câmara, Otto Rezende, além dos vereadores prof. Edu Ota, Vitor Emori, Policial Maurino, Osvaldo Silva, Edinho do Salão, Francimário Vieira Farofa, Juliano Botelho e Marcos Furlan.

Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes