Coronavírus: Câmara Municipal é contra volta às aulas presenciais

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira, 04/08/2020, aprovou a Moção 32/2020, apresentada pelo vereador Iduigues Martins, que fez um apelo à Prefeitura Municipal para que não retorne as aulas durante a pandemia. No documento apresentado ao Plenário, Iduigues pediu que a Secretaria Municipal de Educação intensifique a disponibilização de meios tecnológicos para que as aulas possam ser feitas de forma remota para os alunos.

O parlamentar ainda citou uma consulta pública, realizada pela Prefeitura, que colheu a opinião dos cidadãos sobre a volta às aulas no segundo semestre no ano. Na pesquisa, 89% das pessoas disseram não concordar com a volta às aulas no momento e 89% responderam que não levariam seus filhos caso as aulas retornem. “A sociedade está se manifestando contra o retorno das aulas nesse ano e este vereador é contra também”, ressaltou Iduigues.

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

O vereador Mauro Araújo votou favorável à Moção de Iduigues, mas pontuou que é necessário debater mais sobre o assunto. “Uma discussão simplista sobre o tema é muito ruim porque não demonstra a realidade da sociedade hoje. Não dá para as crianças simplesmente perderem o ano. Não é uma decisão simples. E as mães que precisam deixar as crianças na creche para trabalhar?”, questionou o vereador Mauro Araújo.

Mauro Araújo ainda fez um Requerimento verbal para que a Câmara convide a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, para falar sobre o tema com os vereadores, no Plenário. Em seguida, o vereador Protássio Nogueira, também fez um Requerimento pedindo que o convite seja estendido à dirigente regional de Ensino, representando o Estado de São Paulo. Ambos os pedidos foram aprovados pelos vereadores.

O vereador Otto Rezende também se manifestou sobre o tema: “Quero parabenizar o vereador Iduigues, que pensando em Educação e Saúde, tem toda razão. Não podemos voltar às aulas porque estamos em pandemia e todas as vidas são importantes”, ressaltou.

Os vereadores Jean Lopes, Cuco Pereira, pastor Carlos Evaristo e Rodrigo Valverde também fizeram o uso da palavra para declarar apoio à Moção aprovada.

Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes