Coronavírus: Governo recomenda fechamento de shoppings e academias da Grande SP até fim de abril

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 18/03/2020, uma recomendação para que todos os shoppings e academias dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo fiquem fechados até 30 de abril. A medida visa proteger a população do contágio pelo novo coronavírus, evitando a aglomeração de pessoas em locais fechados durante a pandemia.

O Governo de São Paulo age de forma responsável e amparado nas informações do Centro de Contingência. As pessoas têm tido visão solidária e responsável em relação a esse problema”, afirmou Doria. “O Governo age de forma sensata e equilibrada, entendendo a gravidade dessa pandemia. É uma questão de saúde pública”, frisou.

Governador do Estado de São Paulo, João Doria, durante Coletiva de Imprensa sobre Coronavírus. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta tarde, quando foram anunciadas também o aumento da linha emergencial de crédito para empresas; a ampliação de atendimento presencial no Detran.SP e Poupatempo; parceria com operadoras de celular para divulgar informações sobre o novo coronavírus; parceria com mil unidades da rede privada de farmácias e drogarias da capital para vacinação gratuita contra a influenza.

A paralisação das atividades não se estende a estabelecimentos do interior e do litoral do Estado. A medida foi tomada após discussões com representantes dos dois setores e avalizada por especialistas do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, coordenado pelo médico infectologista David Uip.

Os detalhes sobre a aplicação da medida anunciada no Palácio dos Bandeirantes serão publicados em decreto no Diário Oficial do Estado desta quinta, 19. O Governador disse que conta com o apoio de toda a sociedade para o cumprimento da paralisação.

A partir da publicação do decreto, os grupos proprietários de shoppings e academias poderão discutir com lojistas e franqueados as formas mais adequadas para que o atendimento ao público seja interrompido.

A meta é que os shoppings e academias da Grande São Paulo estejam totalmente fechados a partir da próxima segunda-feira, 23. O Estado recomendou que empresários e lojistas concedam férias coletivas a funcionários durante o período de paralisação e evitem demissões.

A nossa recomendação é para que os empregadores não demitam e preservem os empregos. O coronavírus não se eterniza, ele tem um prazo determinado”, declarou Doria. “Faço um apelo como Governador para que empregadores não se precipitem e estabeleçam condições adequadas para antecipar férias”, acrescentou.

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, declarou que o Governo de São Paulo continuará ouvindo o setor privado para futuras decisões. “O foco agora não é maximizar a receita dos shoppings, é maximizar o bem estar da população que frequenta os shoppings e dos funcionários. É um momento que exige muita solidariedade e planejamento.

O Governador disse que outros estabelecimentos comerciais, como bares, lanchonetes, restaurantes e padarias, estão liberados para funcionar normalmente, mas que as medidas de enfrentamento ao coronavírus são revisadas diariamente.

Uma eventual recomendação para redução parcial ou total de outras atividades econômicas poderá ser decidida a qualquer momento, segundo avaliação do Centro de Contingência. “A prioridade absoluta é salvar vidas, mas também preservar a economia”, concluiu Doria.

Região:

Procurada, a assessoria de imprensa do Mogi Shopping emitiu a seguinte nota:

Diante do movimento do mercado e entendendo a necessidade dos lojistas, a partir de hoje, 18, até 29/03, o Mogi Shopping deixará opcional para as operações (lojas e alimentação) o horário de funcionamento, podendo ser das 10h00 às 22h00 ou das 12h00 às 20h00.

Durante esse período nossas operações vão continuar atendendo aqueles que estão em casa e as redes sociais serão nossa maior vitrine. Seguindo o perfil @mogishopping nos canais digitais os clientes ficarão por dentro de todas as novidades e também vão conferir dicas de produtos e serviços que podem ser solicitados via delivery.

O empreendimento continuará aberto das 10h00 às 22h00 e informações podem ser obtidas pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente, (11) 4798-8800.

Reforçamos que em atenção à movimentação nacional para a prevenção do Coronavirus (COVID-19) o empreendimento está agindo para que medidas de precaução sejam realizadas. A frequência e os procedimentos de limpeza foram intensificados; dispensers com álcool em gel 70% foram instalados nos banheiros e pontos da praças de alimentação; cadeiras foram retiradas das praças de alimentação a fim de garantir maior distância entre os clientes; substituição de panos de limpeza por materiais descartáveis; maior ventilação e renovação do ar nos ambientes internos; as portas de entrada ficarão abertas durante todo o horário de funcionamento; colaboradores diretos que fazem parte dos grupos de risco ou que estejam com sintomas de gripe foram liberados para realizar home office; luvas descartáveis e álcool em gel estão sendo disponibilizados no SAC para os clientes que solicitarem durante o passeio no empreendimento.

Além disso, todos os lojistas foram comunicados sobre o reforço das ações de prevenção e utilização de descartáveis. As salas de cinema estão operando com horário reduzido, número limitado de ingressos, e a cada sessão e os frequentadores são orientados a manterem distância entre si no uso de poltronas.

Nota da assessoria de imprensa do Suzano Shopping:

Pelas características de prestação de serviços que o centro de compras oferece, diante do cenário que é imposto atualmente tanto pelo mercado em geral como pela Vigilância Sanitária Nacional e por força de recentes solicitações de muitas operações/lojistas de nosso mix, o Suzano Shopping informa que, a partir desta quinta-feira, 19/03, até o dia 22/03, deixará facultativo (opcional) o horário de funcionamento das lojas, podendo ser das 10h00 às 22h00 (Horário Normal) ou das 12h00 às 20h00 horas (Horário Reduzido)

O horário de domingo, por enquanto, segue sem alterações: das 14h00 às 20h00;

Vale frisar que o Suzano Shopping está em constante monitoramento no que tange ao Coronavírus e, a cada evolução do assunto, buscará se ajustar, adotando novas decisões e novos procedimentos que serão compartilhados de forma ágil e transparente com toda a sociedade.

É importante ainda reforçar que: operações como de bancos, do Poupatempo, de clínicas e da academia do Suzano Shopping poderão continuar funcionando normalmente, seguindo seus horários padrões de atendimento.

Nota da assessoria de imprensa do Itaquá Garden Shopping:

o Itaquá Garden Shopping, em conjunto com o Grupo Tenco, que é a administradora responsável pelo empreendimento, acompanha com o devido cuidado e atenção todos os desdobramentos do cenário causado pelo COVID-19 e em cooperação com as diretrizes da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers informa que suas unidades passam a operar em horário reduzido, das 12h00 às 20h00, a partir de quarta-feira, 18/03.

ENTRE AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO ESTÃO AINDA :

✓ Reforço dos pontos de álcool gel nos principais corredores , banheiros e praça de alimentação;

✓ Reforço de todos os procedimentos de limpeza nos locais de maior circulação e concentração;

✓ Campanha de prevenção com as orientações do Ministério da Saúde através de nossas mídias internas e folhetos explicativos afixados nos locais de maior circulação e permanência;

✓ Implementamos satélites e alimentação com horário já definido de 12h00 às 20h00;

✓ Serviços públicos abrem normalmente. Vamos tratar, individualmente, com cada um a adesão;

✓ Supermercados, farmácia, clínicas, laboratórios e bancos funcionarão em horário normal já praticado.

O Grupo se mantém atento a novos fatos e novas informações e que manterá seus canais de comunicação atualizados constantemente. A Tenco reforça esforços para manter os ambientes estáveis, agradáveis e seguros em todos os shoppings.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Um comentário sobre “Coronavírus: Governo recomenda fechamento de shoppings e academias da Grande SP até fim de abril

escrever comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s