🎄 Veja o que abre e fecha em Mogi durante o Natal/2018

Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente nesta segunda e terça-feira, 24 e 25/12/2018, devido ao feriado de Natal. O atendimento ao público volta ao normal na quarta-feira, 26/12. No entanto, os serviços essenciais funcionarão durante todos os dias e espaços municipais estarão disponíveis para atividades de lazer.

Veja o que abre e fecha neste Natal

Na área da saúde, as UPAs 24 horas do Rodeio (Av. Pedro Romero s/nº) e do Oropó (Av. Kaoru Hiramatsu, s/nº) atenderão a população para casos de urgência e emergências. As unidades 24 horas de Jundiapeba e Jardim Universo, o Pró-Criança, que fica no Mogilar, e o Ambulatório Infantil do Hospital Municipal, no distrito de Braz Cubas, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 funcionará ininterruptamente.

Parques municipais são opções de lazer para os mogianos. Foto: PMMC

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização manterão o atendimento 24 horas. O telefone para denúncias é o 153. Para informações relativas ao trânsito de veículos na área urbana de Mogi das Cruzes, o telefone é o 0800 77 30 194, enquanto o Semae atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.

Para os mogianos que permanecerem na cidade, os parques Centenário e Leon Feffer e Cidade terão funcionamento das 7h00 às 17h00 horas na segunda e terça-feira. Os três espaços contam com ampla estrutura para a prática de atividades físicas, esportivas e para o lazer das famílias e funcionarão normalmente também no sábado e domingo.

Bancos

Com a proximidade das festas de final de ano, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos esclarece o funcionamento dos bancos no período. No dia 24/12 (segunda-feira), as agências bancárias abrem para atendimento ao público em horário especial: das 9h00 às 11h00.

O dia 28/12 (sexta-feira) será o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. Já no dia 31 (segunda-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Comércio

Para quem desejar fazer as últimas compras de Natal, o Mercado Municipal terá horário especial de funcionamento. No sábado, 22/12, o local abrirá das 7h00 às 17h00, enquanto no domingo, 23 o atendimento ao público acontecerá das 7h00 às 15h00. Na véspera de Natal, o Mercadão funcionará das 7h00 às 16h00 e o local permanecerá fechado no dia 25 de dezembro.

O Mercado do Produtor terá funcionamento normal no domingo, 23/12, para as compras da população, mas terá horário especial para o mercado atacadista no domingo (das 16h00 às 23h00) e segunda (das 4h00 às 13h00). Não haverá funcionamento na terça-feira. Já as feiras livres não terão atividades na segunda e terça-feira.

Desde o dia 14/12 as lojas do Mogi Shopping passaram a operar em horário especial de fim de ano.

De segunda-feira a sábado, o funcionamento será entre 10h00 e 23h00; aos domingos, das 12h00 às 22h00; dia 24/12, das 10h00 às 18h00; dia 31, das 10h00 às 16h00; e nos dias 25/12 e 1° de janeiro, o funcionamento é opcional. As lojas do centro de compras retomam o horário de funcionamento regular no dia 2 de janeiro.

O complexo da Cinemark do Mogi Shopping também vai atender o público em horários especiais. Nos dias 24 e 31 a abertura da bilheteria será às 11h30, sendo a primeira sessão às 12h00 e a última às 16h00. Nos dias 25 e 1° de janeiro, a abertura da bilheteria será às 15h30, sendo a primeira sessão às 16h00 e a última às 22h00.

Detran.SP e Poupatempo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terá expediente diferenciado nas semanas de Natal e Ano-Novo. Em todo o Estado, as unidades do Detran.SP seguirão o calendário abaixo.

Os postos Poupatempo terão a mesma escala de atendimento. Unidades do Detran.SP que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Desta forma, quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar deve se programar antecipadamente para ir a um posto. Vale ressaltar que muitos procedimentos podem ser feitos eletronicamente, por meio do portal detran.sp.gov.br.

Vale ressaltar que o Detran.SP oferece 37 serviços online em seu portal detran.sp.gov.br. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

Para quem reside em São Paulo ou em municípios com DDD 11 o telefone de contato é o 3322-3333. Já quem mora nas demais localidades pode ligar no 0300-101-3333.

Os horários e endereços de todas as unidades Poupatempo estão disponíveis no Portal, onde também é possível agendar horário de forma fácil e rápida para atendimento.

O Poupatempo Mogi das Cruzes fica localizado na Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.000 – Centro Cívico, dentro do D’avo Hiper.

Licenciamento de veículos: Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2019 sem o licenciamento do exercício 2018 (cujo calendário obrigatório teve início em abril).

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. Não precisa imprimir boleto, basta informar o número do Renavam para pagar a taxa do serviço, que custa R$ 87,38.

O licenciamento pode ser feito presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário (caixas eletrônicos e internet baking), com entrega do documento pelos Correios. Mas atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima e rende multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação do proprietário e remoção do veículo ao pátio.