⚡️Curtas (19/07/2017)

– Linhas intermunicipais passam a utilizar a Av. Governador Adhemar de Barros

A partir desta quarta-feira, 19/07/2017, as nove linhas intermunicipais que saem do Terminal Estudantes e do Terminal Geraldo Scavone em direção aos municípios de Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Poá e São Paulo vão seguir pela Av. Governador Adhemar de Barros. A medida agilizará a circulação dos ônibus e deverá ter um impacto positivo no trânsito em bairros como a Vila Industrial e o Mogilar, por onde o trajeto vinha sendo feito.

Entre as vias que serão beneficiadas com a diminuição do trânsito de ônibus estão as ruas Salvador Cabral e Borges Vieira e a Av. Cavalheiro Nami Jafet, que vem apresentando ponto de lentidão nas proximidades da passagem de nível.

Passagem dos ônibus intermunicipais pela Adhemar de Barros terá impacto positivo no trânsito de bairros como a Vila Industrial e o Mogilar. Foto: Ney Sarmento/ PMMC

O trajeto pela Adhemar de Barros também será feito por três linhas que atendem as cidades de Biritiba Mirim e Salesópolis e utilizam o corredor da Rua Dr. Ricardo Vilela em sua chegada a Mogi para acessar o trecho final da Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco, na região da Praça dos Imigrantes, onde está o ponto final da linha. Dois destes itinerários (Salesópolis/Trevo da Petrobras e Biritiba Mirim/Jardim dos Eucaliptos) já começaram no novo trajeto nesta segunda-feira, 17/07.

Ao todo, são 447 passagens de ônibus por dia que deixam de ser feitas pelo Mogilar e Vila Industrial. Já para os passageiros, a medida vai significar um ganho estimado de 15 a 20 minutos no tempo do trajeto, nos horários de pico. Nos últimos dias, o consórcio Unileste, responsável pelas linhas, fez a orientação aos passageiros sobre as alterações.

– Retorno da Rua Guttermann recebe recuo

A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está executando uma intervenção viária na região de Braz Cubas, que visa melhorar a fluidez do trânsito local e aumentar as condições de segurança, em especial dos caminhões, nas proximidades do largo da feira de Braz Cubas, no retorno da Rua Guttermann.

O objetivo dos trabalhos, que consistem em um recorte de guia, é ampliar a angulação e criar um recuo de aproximadamente 3 metros, que vai servir quase como uma pista auxiliar, para que os caminhões tenham mais espaço e segurança ao executarem a conversão. Desta forma, os veículos de médio e grande porte, que antes tinham dificuldades ao executar o retorno, não enfrentarão mais esse percalço.

Um recuo de aproximadamente 3 metros vai solucionar o problema com a conversão, em especial de veículos de grande porte, na Rua Gutterman. Foto: Guilherme Berti/ PMMC

Juntamente à adequação viária, as equipes da SMSU estão fazendo também melhorias no sistema de drenagem do dispositivo, erradicando problemas associados a esta conversão. Antes, o local possuía bocas de lobo, com tampas de concreto, que eram rompidas mais facilmente, sempre que os caminhões, sem o espaço necessário para o retorno, passavam por cima de algum trecho de calçada. Agora, além de os caminhões passarem a ter o espaço apropriado para a conversão, as bocas de lobo estão sendo substituídas por bocas de leão, que são mais resistentes.

As equipes já concluíram a troca do material para o sistema de drenagem e a previsão é que os trabalhos como um todo, que compreendem também a pavimentação do recuo, estendam-se por mais cerca de 20 dias.

Além de garantir a execução mais segura do retorno, essa intervenção também vai erradicar um conflito viário existente na intersecção entre a Rua Gutterman e a Ulysses Borges de Siqueira, decorrente da até então restrita metragem do trecho.

Anúncios