Festa do Divino Espírito Santo 2017 ðŸ•Š

A 404ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, maior e mais tradicional festa religiosa e folclórica de Mogi das Cruzes, será realizada de 25/05 a 04/06/2017, sob o tema “Divino Espírito Santo, guiai o nosso caminho na fé e na unidade”.

A Festa do Divino possui relatos de sua existência desde o século XVII, mantendo até hoje o folclore, com vários aspectos particulares, tais como a Entrada dos Palmitos, as Alvoradas, o Império do Divino Espírito, a Folia do Divino e os mais diversos grupos de tradição folclórica, tais como moçambique, marujada e congada, bem como uma grande variedade da culinária típica, como o Afogado (ensopado à base de carne e batata), o Tortinho (bolinho caipira em formado de meia lua  confeccionado com farinha de milho branca e farinha de mandioca), o Churrasco dos Sete Dons, entre outros.

Realizada cinquenta dias após a Páscoa, a festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo (local da última ceia), marcando o nascimento da Igreja.

As cerimônias religiosas serão realizadas na Catedral de Sant’Ana, e a quermesse no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar”, com entrada pela Avenida Cívica.

A programação se inicia, às 16h00 desta quinta-feira, 25/05, com a concentração dos fiéis em frente à casa dos festeiros João Pedro dos Santos Oliveira e Marcia Regina Pauletti Oliveira, localizada na Rua Eduardo de Castro Júnior, 182, na Chácara Jafet, no Alto do Ipiranga. Lá, os capitães de mastro Sérgio Paschoal Gomes e Nilde de Lima Gomes se juntam a eles para a apresentação das suas Bandeiras. Na oportunidade, o padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino, fará uma pequena solenidade.

De lá, todos seguem de ônibus até a Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde serão recepcionados pelo prefeito Marcus Melo, pela primeira-dama, Karin Melo, e pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.

“Esse é um ritual que se repete já há anos. E da Prefeitura seguimos em cortejo até o Império, na Praça Coronel Benedito de Almeida, onde ocorre toda a cerimônia de abertura, a bênção das novas bandeiras e o levantamento do mastro, com solenidade conduzida pelo bispo diocesano”, ressalta a festeira Marcia.

Após todo esse ato, todos seguem, mais uma vez em cortejo, até a Quermesse, situada no Centro Municipal Integral (CMI) “Deputado Maurício Nagib Najar”, no Mogilar. Na oportunidade, o bispo, acompanhado dos festeiros e capitães de mastro, visita todas as barracas que integram a quermesse, parte social da Festa do Divino, para abençoar o trabalho dos voluntários.

As missas da novena começam já a partir de sexta-feira, 26/05, às 19h30, na Catedral de Sant´Anna. A primeira será celebrada pelo bispo dom Pedro Luiz.

SERVIÇO:

Festa do Divino Espírito Santo 2017
Data: de 25 de maio a 4 de junho
Programação: Festa do Divino
Quermesse: a partir das 18h30. Aos finais de semana a partir das 14h00
Local: Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar” (veja no mapa)
Entrada Franca 🙂
Informações: festadodivino.org.br

Anúncios