⚡️Curtas (05/01/2017)

Cursos do Crescer

O Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação, abrirá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro/2017, inscrições para cursos em suas seis unidades.

Crescer

As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes  ou diretamente nas unidades do Crescer, localizadas nos bairros da Vila Natal, Braz Cubas, Vila Brasileira, Cezar de Souza e Jundiapeba. Nos dias 26 e 27, será das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00 e no dia 28 das 8h00 às 12h00. São oferecidos cursos nas áreas de gestão, comércio, indústria, saúde, beleza, informática, saúde, artesanato, gastronomia, noções de idiomas, turismo e hospitalidade, entre outros.

Inova Paula Souza lança curso EaD gratuito de Modelagem de Negócios

O Centro Paula Souza lançou, em parceria com a Rede Inova São Paulo e a Agência de Inovação da Unicamp, o curso livre online gratuito de Modelagem de Negócios. Na modalidade Educação a Distância (EaD), a capacitação aborda temas relacionados a empreendedorismo e criação de startups, além de apresentar ferramentas de gestão e análise para negócios em formação.

São dez aulas online, com duração de cerca de 15 minutos cada uma. Os interessados podem fazer sua inscrição e começar a estudar de graça pela internet a qualquer momento. O conteúdo foi elaborado por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais ligados à agência Inova Paula Souza. São eles: Agliberto Chagas, Francisco Novaes, Ivone Lainetti, Patrícia Patrício e Rui Dezani.

Inova São Paulo

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de conhecer o perfil de um empreendedor e aprender a trabalhar com os conceitos de design thinking, startup enxuta e a ferramenta business model canvas. É emitido um certificado de participação para quem obtiver nota acima de 70% na avaliação final.

Também estão disponíveis na plataforma online os cursos de Introdução à Propriedade Intelectual, elaborado pela Inova Unicamp, e Avaliação de Tecnologias, feito em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

IPTU 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará início, até a última semana de janeiro e primeira de fevereiro, à postagem dos cerca de 145 mil carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2017. As datas de vencimento da parcela única ou da primeira parcela começam em 13 de fevereiro e vão até o dia 17 do mesmo mês, de acordo com a região (clique aqui para ver a tabela de vencimentos).

O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária do País dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas.

Quem, por qualquer motivo, não receber o talão ou quiser adiantar o pagamento pode imprimir uma segunda via no site da Prefeitura a partir da segunda quinzena de janeiro. Basta acessar mogidascruzes.sp.gov.br, clicar na aba “Cidadão”. Na coluna “IPTU/ ITBI/ CIP”, escolher a opção “Segunda Via de Conta”. Na sequência, basta preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam do espelho (primeira página do carnê) do IPTU dos anos anteriores e CPF do proprietário. Depois, é só imprimir.

IPTU 2017

Os contribuintes podem pagar o imposto em parcela única ou então dividi-lo em seis parcelas, com vencimento bimestral (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro). Quem pagar o IPTU à vista terá 5% de desconto. Se o proprietário do imóvel não tiver dívidas do imposto até o dia 1º de novembro de 2016, tem direito a mais 5%.

Para o exercício de 2017, o tributo teve atualização monetária de 8,79%, com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 4798-5000 (digitando, depois, duas vezes a opção 2), e-mail iptu@mogidascruzes.sp.gov.br, ou pessoalmente em uma das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), munido da documentação do imóvel.

Anúncios