Festival de Inverno Serra do Itapety 2016 oferece 85 atrações a partir de 1º de julho

A partir da próxima sexta-feira, 01/07/2016, Mogi das Cruzes passa a receber a oitava edição do Festival de Inverno Serra do Itapety, evento que se originou no ano de 2009, com a Mostra de Inverno, e que reunirá atrações de múltiplos segmentos, como música, teatro, cinema, circo, capoeira, xadrez, mostras de arte, além de oficinas. O Festival vai permear todo o mês de julho, encerrando-se no dia 31 e terá ao todo 85 atrações, distribuídas por 20 palcos, entre os principais espaços de cultura do município e também sedes de entidades da cidade. A entrada para todas as atividades é gratuita.

Veja a programação completa

A programação tem início no próprio dia 1°, com a apresentação, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que fará uma releitura de Carmina Burana, um dos maiores sucessos da música clássica de todos os tempos. Nesta apresentação, que terá início às 20h30, a Orquestra estará acompanhada de quatro corais: os mogianos Coral Canarinhos do Itapety e Musicativa e os convidados Coral Jovem de São José dos Campos e Coral da Escola Musical de São Paulo. Serão, ao todo, 324 artistas envolvidos na apresentação.

Já no dia 2 (sábado), o público poderá conferir outro grande destaque. A partir das 20h30, também no auditório do Cemforpe, acontecerá o show com o consagrado cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que está comemorando em 2016 seus 40 anos de carreira. A classificação etária para o show é de 10 anos.

Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes
O Festival de Inverno Serra do Itapety começa na próxima sexta-feira, com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Foto: PMMC

Tanto para a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, como para o show de Oswaldo Montenegro, a Secretaria Municipal de Cultura fechou parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e definiu que a distribuição de ingressos será feita com antecedência, mediante a doação de um brinquedo, que será destinado à Campanha Natal de Sorrisos. As pessoas interessadas em acompanhar as atrações devem, portanto, procurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes a partir da próxima terça-feira, 28/06, das 8h00 às 18h00, e fazer a doação de um brinquedo novo, em troca dos ingressos, lembrando que o limite para retirada é de dois ingressos por pessoa. As trocas acontecerão até a sexta-feira, 01/07, ou enquanto durarem os ingressos.

Além do Cemforpe, a programação do Festival vai se diluir por 19 outros palcos, respeitando também a característica da descentralização, que sempre foi marca do evento. Por isso, receberão atrações endereços como a Fraternidade Santo Agostinho, em Jundiapeba, a entidade Madre Esperança, nas unidades do Jardim Rodeio e também Jardim Piatã III, a Igreja São Pedro, no Jardim Santos Dumont, o Instituto Amor Misericordioso, na Vila Brasileira, o Centro Familiar Maria Medianeira, na Vila Nova União e o Instituto Anna de Moura, no Jardim Aeroporto III.

Oswaldo Montenegro
Os interessados em assistir à Orquestra Sinfônica Jovem e ao show com Oswaldo Montenegro, devem procurar o Centro Cultural de Mogi a partir desta terça e doar um brinquedo. Foto: Divulgação/ Internet

No rol dos palcos mais tradicionais também há novidades, como a inclusão da Praça Veteranos de Guerra, em Jundiapeba, o Parque Centenário, o Casarão do Chá e o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, juntamente à Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, bem como o Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). Os demais espaços que receberão atrações são a Praça Coronel Benedicto de Almeida (Praça da Matriz), o Theatro Vasques, o Casarão do Carmo, a Casa do Hip Hop, a Praça Flávio Furlan e o distrito de Taiaçupeba.

Quisemos utilizar os novos equipamentos culturais, que conseguimos entregar nos últimos meses e também seguir com a tradição do Festival de Inverno, que sempre foi um evento descentralizado. Por isso teremos, por exemplo, o tradicional palco em Taiaçupeba, mas também promoveremos atrações em entidades e espaços culturais, para facilitar o acesso e levar efetivamente a cultura e uma programação de qualidade aos quatro cantos do município”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

O investimento na realização do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016 é de R$ 128 mil.

Oficinas e exposições

As oficinas também fazem parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016. Neste ano a grade foi montada diretamente de acordo com a mensuração da demanda por esse tipo de capacitação, obedecendo, portanto, a temas que despertam mais o interesse da população de uma forma geral. Será uma oficina de sonorização para iniciantes, uma oficina de iluminotécnica, também para iniciantes e três oficinas ministradas pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, que abordarão os caminhos para a inscrição de projetos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. São aproximadamente 200 vagas disponibilizadas e as inscrições deverão ser feitas pelo e-mail da Secretaria de Cultura, que é o culturamogi@pmmc.com.br.

Também integram a agenda do Festival as exposições “Repertório, Memória, Vivência…”, da artista plástica Linda Fuga, que ficará de 28 de junho e 31 de julho na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, e a mostra “Uma Expressão da Criança”, que ficará aberta à visitação todos os domingos, entre 10h00 e 17h00, até o dia 31 de julho, no Casarão do Chá.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios