Inscrições abertas para o vestibulinho das Etecs – 2º semestre/2016

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2° semestre de 2016 começam nesta quarta-feira, 13/04/2016, e vão até 11 de maio as 15h00 do dia 13 de maio (sexta-feira). A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet e o valor da taxa é de R$ 30. O exame será no dia 19 de junho.

O vestibulinho oferece 47.359 vagas, distribuídas entre os Ensinos Técnico (presencial, semipresencial e on-line), Técnico integrado ao Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Especialização Técnica para as Etecs e as classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma escola técnica). Esse número inclui 6.525 vagas para cursos técnicos em 95 escolas estaduais e 1.260 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo, pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado e a prefeitura da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Vestibulinho

Novidades:

– O curso técnico de Guia de Turismo será oferecido na modalidade on-line.

– As Etecs Jaraguá (Capital), Santa Isabel e São Sebastião passam a ser polos de educação a distância (EaD) para atender às demandas regionais na modalidade on-line. Há outros 27 polos no Estado.

– Oferta do curso de especialização técnica de Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área da Indústria Alimentícia, na Etec Benedito Storani (Jundiaí).

Especialização de nível médio:

Neste vestibulinho, 161 vagas são destinadas aos quatro cursos de especialização técnica: Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área de Indústria Alimentícia, Enfermagem do Trabalho, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar e Logística Reversa.

Para fazer a inscrição para o curso de especialização, além de ter concluído o Ensino Médio o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Certificação de competência:

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições:

Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho no 2° semestre para o curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

As inscrições, exclusivamente pelo site vestibulinhoetec.com.br, vão de 13 de abril a 11 de maio – no último dia, o prazo termina às 15h00. O manual do candidato está disponível no site para download. Na inscrição, o candidato ao primeiro módulo dos cursos do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção, quando disponível, outro curso ou período desde que oferecido na unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária.

Inclusão social:

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Anúncios