Virada Cultural Paulista chega a 10ª edição

A Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, completa em 2016 a décima edição. Mais uma vez, oferece ao público do interior e litoral uma grande celebração à diversidade cultural brasileira.

Correalizado pelas prefeituras das cidades participantes, em parceria com o Sesc-SP, o evento acontece nos três últimos finais de semana de maio (14 e 15; 21 e 22 e 28 e 29), com shows e espetáculos em diversas linguagens artísticas, em palcos externos e em teatros municipais.

Veja aqui a programação completa em Mogi

A Virada Cultural Paulista começou com um fim de semana, passou para duas semanas e agora com três finais de semana. Em todo o Estado de São Paulo, 23 municípios, nas mais variadas regiões, vão levar grandes artistas, apresentações culturais, promovendo cultura, educação, entretenimento e transformação da população“, disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento da Virada 2016, nesta segunda-feira, 11/04/2016, no Palácio dos Bandeirantes.

Nos dias 14 e 15 de maio a Virada passa por Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté, que participa pela primeira vez. Nos dias 21 e 22, é a vez de Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Votuporanga. No último final de semana, 28 e 29 de maio, é a vez de Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos.

A Virada Cultural Paulista 2016 conta ainda com apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Pensarte, Museu do Café e Cavalera. No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas.

Mogi contará com sete palcos – Largo do Rosário, Praça Flávio Furlan, Largo Bom Jesus, Centro Cultural, Teatro Vasques, Casa do Hip Hop e o Casarão do Carmo, que receberão 55 atrações.

Devido ao sucesso de 2015, este ano a Virada Cultura voltará a contar com a Praça Gastronômica, que será montada no Largo Bom Jesus, com diversas barracas de alimentação e bebidas. Outra novidade para este ano é que, também o Largo Bom Jesus, o coreto será um palco da virada, com atrações mogianas, tanto no sábado quanto no domingo. “Além disso, por meio de uma parceria com o Sesc, receberemos ações com música, circo e mágica no local, intercalando com as atrações. Neste palco, teremos atrações de MPB, música raiz, pop e tradições populares”, comenta Mateus Sartori, Secretário municipal de Cultura.

O palco tradicional do hip hop ficará dentro da própria casa, iniciando a programação no sábado com MCs e rappers da cidade e, no domingo, com o Free Step, que é uma modalidade de dança de rua. Outra novidade, de acordo com o secretário municipal de Cultura, é o palco da MPB, que será montado na Sala Wilma Ramos, espaço novo e equipado dentro do Centro Cultural.

Sartori lembra ainda que o Theatro Vasques receberá a abertura oficial do evento às 18h30 do dia 28 de maio e, em seguida, a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Na programação de eventos da Virada Cultural, este palco será destinado às artes cenicas e à dança, encerrando as atividades no domingo com uma apresentação dos Canarinhos do Itapety. “O Casarão do Carmo também será um palco, com o tradicional Sarau do Entremeio Literário realizado no domingo”, completa o secretário.

Fonte: Portal do Governo do Estado / Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios