Operação Cata-Pneus terá início neste sábado, juntamente ao Cata-Tranqueira (12/03/2016)

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai dar início neste sábado (12/03/2016) uma nova operação. Além da recolha de móveis velhos e materiais inservíveis, que já é executada todos os sábados pela Operação Cata-Tranqueira, passará a ser incorporado às tarefas das equipes o serviço de recolha de pneus, por meio da Operação Cata-Pneus. Isso significa que todos aqueles que tiverem pneus guardados ou acumulados em casa podem e devem separá-los, juntamente ao restante do material que não tem mais serventia, para que tudo seja recolhido pelas equipes da limpeza pública do município.

Além deste novo serviço, as equipes da SMSU passarão a fazer também, de forma conjugada à Operação Cata-Tranqueira, visitas às borracharias dos bairros atendidos, também com o objetivo de recolher pneus, caso os responsáveis pelos comércios tenham o material acumulado e queiram auxílio com o descarte. Outra frente da Operação é a ampliação da quantidade de pneus que passará a ser aceita nos Ecopontos do município. Até o presente instante, era possível deixar até quatro pneus por veículo nos Ecopontos. Daqui em diante, os locais passarão a aceitar quantidades superiores por pessoa e veículo/dia.

A nova quantidade máxima vamos estabelecer em breve, com base na experiência que teremos agora com o início desta nova operação. Definimos que é preciso ampliar a quantidade aceita nos Ecopontos, pois, além da recolha que vamos passar a fazer juntamente ao Cata-Tranqueira, isso servirá como estímulo para que os cidadãos levem o material ao Ecoponto e façam o descarte da maneira correta, deixando de despejar pneus em terrenos baldios e áreas impróprias”, destaca o diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Roberto Elias Rodrigues, acrescentando que, nesta última semana, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos retiraram, só da Rua Mário Portes, em Jundiapeba, um total de 100 pneus descartados de forma irregular.

Operação Cata-Pneus
Uma vez recolhidos pelas equipes da Limpeza Pública, os pneus ficam temporariamente armazenados nos Ecopontos, onde são protegidos por uma lona e telhado. Foto: PMMC

O objetivo da Operação Cata-Pneus, logo, é diminuir a incidência do descarte irregular de materiais no município, além de ser mais uma frente da ação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti, que está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Isso porque, uma vez descobertos, os pneus podem servir como reservatórios de água e, potencialmente, criadouros do mosquito.

A boa notícia para a população é que agora todos podem separar pneus que tenham acumulados em casa e deixá-los para recolha nas calçadas, no dia em que a Operação Cata-Tranqueira for atender o seu bairro. Todos os pneus coletados serão encaminhados aos Ecopontos, pois lá eles são acondicionados em lugar coberto e tampados por uma lona”, acrescenta Rodrigues, lembrando que o material é, em última instância, enviado para reciclagem e reaproveitamento.

A Operação Cata-Tranqueira e Operação Cata-Pneus têm início neste sábado, 12/03, nos bairros Mogi Moderno e Vila Rei, conforme programação do Cata-Tranqueira. Já no próximo sábado (18/03) serão atendidos os bairros Jardim Paraíso, Jardim Nataly, Residencial Rubi, Residencial Ana Paula, Vila da Prata, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Cidade Jardim, Jardim Primavera, Conjunto Residencial Thaísa, Conjunto Nova Bertioga e Vila Moraes (ruas A, B, C e D). A programação até o mês de maio deste ano da operação está disponível para consulta no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do link “Cata-Tranqueira”, dentro da página da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Veja a programação do Cata-Tranqueira e Cata-Pneus até maio

A Operação Cata-Tranqueira faz parte da ampla estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o descarte correto dos mais diversos tipos de material, desde o lixo doméstico até móveis velhos e produtos eletrônicos. Ela é também mais uma ação da Administração Municipal que visa minimizar o risco de enchentes e alagamentos na cidade, em razão das fortes chuvas e o material que acaba arrastado pelas águas, quando descartado em locais inadequados.

A cada sábado, um conjunto de bairros da cidade é atendido. Os moradores devem deixar o material descartável, com exceção de entulho de construção civil e lixo doméstico, em suas calçadas logo no início da manhã, para que os funcionários da empresa responsável pela limpeza pública façam a coleta e encaminhem os resíduos para os locais onde terão a correta destinação final. A operação tem início às 7h00 de todo sábado e se estende até as 13h00.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios