Campeonato Paulista de Basquete 2015 – final – Jogo 3

O São José Basketball sagrou-se campeão do Campeonato Paulista de Basquete ao derrotar o Mogi das Cruzes/Helbor, neste sábado (24/10/2015), por 89 a 86 (38 a 40 no primeiro tempo), em duelo válido pela terceira rodada da série melhor de três do playoff – final, disputado no ginásio Municipal “Professor Hugo Ramos”, em Mogi das Cruzes. Com a vitória, o time do Vale do Paraíba fechou a disputa decisiva com duas vitórias e uma derrota.

O primeiro quarto começou quente, com os dois times rendendo bem ofensivamente. Na parte final, o time da casa contou com alguns erros do adversário para assumir o comando do marcador e desgarrar um pouco, porém o representante de São José dos Campos voltou a crescer e o equilíbrio prevaleceu (18 a 19), com boas performances dos norte-americanos Tyrone Curnell, pelo time da casa, e Jamaal Smith, pelo visitante.

O segundo período começou no mesmo ritmo, porém sem os times aproveitarem tanto ofensivamente e, com esse panorama, o São José conseguiu equilibrar as ações. Mas, logo na sequencia, o Mogi conseguiu equilibrar e o duelo ficou acirrado (20 a 21), com destaque para Guilherme Filipin, da equipe do Alto Tietê, e Pedro Lima, pelo representante do Vale do Paraíba.

Campeonato Paulista de Basquete 2015
A torcida mogiana lotou as dependências do Ginásio Municipal. Foto: Arquivo Pessoal

Na volta do intervalo, valeu a orientação dada pelo técnico Cristiano Ahmed, pois o São José retornou com outra postura e conseguiu a virada no placar, porém, impulsionado pela fanática torcida mogiana, o time da casa igualou novamente as ações. Na sequencia, o panorama se repetiu, com a equipe de São José dos Campos voltando a comandar o marcador (26 a 21).

O quarto final começou no mesmo ritmo, com os comandados do técnico espanhol Paco García crescendo e assumindo o comando do placar e depois a equipe visitante reagindo e chegando a um resultado positivo sensacional, com muita emoção (25 a 25), com destaque para o lateral Pedro Lima.

Os principais nomes da partida foram o norte-americano Shamell Stallworth (23 pontos, 03 rebotes e 02 assistências) e Guilherme Filipin (22 pontos, 04 rebotes e 01 assistências), pelo time da casa; Pedro Lima (26 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e o norte-americano Jamaal Smith (23 pontos, 01 rebote e 04 assistências), em favor do visitante.

O meu sonho desde criança era ser campeão Paulista e agora estou realizando. Essa conquista é fruto de um trabalho de toda a equipe e de um time que me acolheu muito bem e me deu todas as condições de trabalhar e jogar”, comenta o lateral Pedro Lima, do São José Basketball.

Estou bastante emocionado com esta conquista e quero parabenizar os nossos atletas, que acreditaram no trabalho, e a comissão técnica, que esteve sempre unida buscando essa conquista”, complementa o técnico Cristiano Ahmed.

Destaques

Melhor jogador: Shamell Stallworth (Mogi das Cruzes/Helbor)
Melhor técnico: Cristiano Ahmed (São José Basketball)
Atleta revelação: George Lucas de Paula (EC Pinheiros)
Seleção do Campeonato: Jamaal Smith (São José Basketbal), Pedro Lima (São José Basketball), Shamell Stallworth (Mogi das Cruzes/Helbor), Renato Carbonari (São José Basketball) e Caio Torres (Paulistano/Unimed).

Fonte: Federação Paulista de Basketball

Anúncios