Rua Princesa Isabel terá mão invertida nesta terça (20/10/2015)

Com o avanço das obras da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, duas mudanças de trânsito serão realizadas na região. A partir desta terça-feira (20/10/2015), às 9h00, o trecho da Rua Princesa Isabel de Bragança entre a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Rua Professor Flaviano de Melo terá a mão invertida – os carros poderão entrar à direita na Voluntário e seguir em direção à estação ferroviária. Outra intervenção será o fechamento do tráfego de veículos pela linha férrea no sentido Mogilar-Centro, a partir do dia 26 de outubro. Com isso, os carros que sobem a rua Cabo Diogo Oliver terão que virar à esquerda na rua Engenheiro Gualberto e seguir em direção ao Mogilar e à região central.

O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, lembra que as mudanças são estudadas e colocadas em prática para garantir a fluidez e a segurança do trânsito na região das obras. Além disso, ele reforça que todas as alterações são discutidas de forma prévia com os comerciantes da região – a Associação Comercial possui, inclusive, uma comissão encarregada de participar deste trabalho. A inversão da mão de direção da Princesa Isabel foi debatido e a comissão de comerciantes dialogou com todos os proprietários de imóveis da rua sobre a mudança.

Trecho da Rua Princesa Isabel de Bragança com a mão invertida

Tanto no caso da Princesa Isabel, como no da Cabo Diogo, haverá agentes de trânsito e sinalização de orientação aos motoristas. No caso da Cabo Diogo, faremos da sinalização desde a Mogi-Dutra, dando informações aos motoristas”, explica. De forma geral, os motoristas que chegam à cidade devem utilizar a Perimetral ou a Avenida Cavalheiro Nami Jafet, que também permitem o acesso à região central da cidade e aos bairros.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, lembra que o fechamento da passagem de nível será apenas para veículos, pois os pedestres continuarão atravessando a linha férrea normalmente.

Praça Sacadura Cabral
Escavações da passagem subterrânea estão ocorrendo em ritmo acelerado, o que exige mudanças no trânsito em todo o entorno da região. Foto: PMMC

A escavação do túnel 2 teve início no dia 23 de setembro e vem transcorrendo em ritmo acelerado. O túnel ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela, no Centro, e Hamilton da Silva e Costa, no Mogilar. A previsão é de que o túnel seja concluído em setembro do ano que vem, permitindo a travessia entre as duas regiões da cidade sem as interrupções causadas pelo sobe e desce das cancelas dos trens da CPTM. Com o andamento das obras, as escavações ocorrerão perto da esquina com a Rua Braz Cubas, o que exigirá o fechamento da passagem de pedestres pelo local por uma questão de segurança.

O maquinário montado no canteiro de obras opera simultaneamente – um equipamento abre o túnel e outro faz a concretagem das laterais. Chavedar explicou que toda a marcação do túnel já foi feita no solo, com valetas de pré-moldadas de concreto. Elas servem como guias para as máquinas. Tapumes de alumínio isolam a área onde ocorrem os trabalhos, nas praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral. Com a desativação da base fixa da PM, uma base móvel da corporação opera na Praça Oswaldo Cruz. Estão sendo feitas ainda patrulhas de moto, além de policiamento e rondas 24 horas, para garantir a segurança do entorno.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios