Liga Sul-Americana de Basquete 2015 – primeira fase – Rodada 1

Na noite desta terça-feira,  29/09, o Mogi das Cruzes/Helbor abriu sua participação na Liga Sul-Americana 2015 com uma tranquila vitória. Anfitrião do Grupo A, o time brasileiro derrotou o Deportes Castro, pela elástica diferença de 98 a 63, e largou na frente na briga por um lugar na próxima fase do torneio continental.

Sem dar chances ao time chileno, a equipe mogiana iniciou a partida de maneira avassaladora e construiu grande diferença no placar já nos minutos iniciais (11 a 2). Sem diminuir o ritmo, os donos da casa fecharam o primeiro quarto com 13 pontos de frente (30 a 17). No segundo período, o jogo seguiu igual e a vantagem mogiana pulou para 25 pontos (56 a 31) ao final da primeira metade da partida.

Com a larga diferença construída, o técnico Paco García aproveitou o segundo tempo para preservar seus principais jogadores e dar oportunidade aos garotos oriundos das categorias de base, o armador Vithor Lersch, o ala/armador Lessa e o ala/pivô José Mauro. Ainda assim, a equipe seguiu tranquila na liderança e confirmou seu triunfo de maneira tranquila.

Tentei aproveitar a oportunidade da melhor maneira possível. São três jogos em três dias e o Paco aproveitou para segurar nossos principais jogadores. Fico feliz de ter jogado bastante tempo e acho que conduzi bem o time. Como o Paco falou, a melhor forma de respeitar o adversário é jogando forte e foi isso que fizemos hoje”, disse o jovem Lersch, de apenas 20 anos.

Liga Sul-Americana 2015
O Mogi começou bem sua caminhada na Liga Sul-Americana. Foto: José Jiménez Tirado/ FIBA Americas

Autor de 15 pontos e oito rebotes, o pivô Paulão Prestes foi o principal nome mogiano em quadra. Outro a ter bom desempenho no Ginásio Hugo Ramos nesta terça foi o ala/pivô Lucas Mariano, que registrou um duplo-duplo 12 pontos e 11 rebotes. Com 11 pontos e nove rebotes, o norte-americano Tyrone também teve boa atuação, assim como seu compatriota Shamell, responsável por dez pontos.

A única forma de respeitar o jogo é fazer o nosso trabalho. Se Deportes Castro está aqui é porque fizeram um bom trabalho na liga deles. Nós tentamos fazer um jogo sério, respeitar o máximo o trabalho dos chilenos e, logicamente, também guardar um pouco os atletas para os seguintes jogos”, explicou o técnico Paco García.

A forma de agradecer o trabalho que eles (jovens jogadores) fazem pela gente durante os treinos é dando minutos a eles quando podemos”, completou o espanhol.

Depois da vitória na estreia, Mogi voltará à ação já nesta quarta-feira, 30/09, para enfrentar o Trouville, do Uruguai, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Os uruguaios chegam para o duelo com os brasileiros depois de perderem na primeira rodada, para o San Martín de Corrientes, da Argentina, por 99 a 88.

Disputada por 16 times, a Liga Sul-Americana ainda conta mais duas equipes brasileiras: UniCEUB/BRB/Brasília e Franca Basquete. Na primeira fase os clubes foram divididos em quatro grupos e os dois melhores de cada chave seguem na briga pelo título. O torneio dá a seu campeão uma vaga na Liga das Américas, principal competição interclubes do continente americano.

Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2015:

Sede: Mogi das Cruzes

29/09 (terça-feira)
San Martin (ARG) 99 x 88 Trouville (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 98 x 63 Deportes Castro (CHI)

30/09 (quarta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x San Martin (ARG)
20h00 – Mogi das Cruzes/Helbor x Trouville (URU) – ao vivo no SporTV 2

01/10 (quinta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x Trouville (URU)
20h00 – Mogi das Cruzes/Helbor x San Martin (ARG)

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios