Corte de energia afetará abastecimento de água nesta sexta-feira (25/09/2015)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) precisará interromper a captação de água na estação ECR-2, no Cocuera (Pedra de Afiar), devido a uma parada no fornecimento de energia elétrica programada pela EDP Bandeirante para esta sexta-feira, 25/09/2015, das 12h00 às 17h00. Segundo a concessionária, a interrupção é necessária para poda de árvores que ficam próximas à rede de alta tensão. O corte na captação afetará diretamente todo o sistema de distribuição do Semae, com exceção do Distrito de Braz Cubas (abastecido pela autarquia com água adquirida da Sabesp). O serviço deve ser normalizado gradativamente a partir da madrugada de sábado, 26/09.

Segundo a Bandeirante, os serviços são para evitar interrupções no fornecimento de energia, como as que ocorreram em três ocasiões neste mês de setembro: após chuva forte, galhos caíram sobre os fios e provocaram queda de energia elétrica e, consequentemente, parada na captação de água e problemas no abastecimento, principalmente nas regiões altas da cidade, onde a água demora mais tempo para chegar às casas.

Estação Pedra de Afiar, no Cocuera
Estação Pedra de Afiar, no Cocuera. Foto: PMMC

Após a retomada do fornecimento de energia e da captação de água, será necessário reiniciar todo o processo de tratamento para, só depois, encher novamente os reservatórios.

Moradores que possuem caixa de água em casa possivelmente não sentirão os efeitos da interrupção. A reservação de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma residência com cinco pessoas e uma caixa com capacidade para mil litros, por exemplo, tem o abastecimento da casa garantido por até 24 horas sem fornecimento da rua.

O Semae orienta os consumidores a economizar água e a intensificar este processo nas próximas horas. Com isso, o nível dos reservatórios baixará mais lentamente, reduzindo a possibilidade de desabastecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios