Trânsito em Braz Cubas tem alterações a partir desta terça-feira (18/08/2015)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantará, a partir da próxima terça-feira, 18/08/2015, uma série de alterações no trânsito de Braz Cubas para a melhoria da mobilidade urbana na região, principalmente na Avenida Francisco Ferreira Lopes, o principal corredor viário e de transporte coletivo do distrito. A intenção é que o fluxo de veículos seja dividido entre a via e a Avenida Anchieta que passa a fazer a ligação, nos dois sentidos de direção, entre a região central e o distrito de Jundiapeba.

Veja aqui os detalhes das alterações no trânsito de Braz Cubas

As intervenções foram explicadas na tarde desta quarta-feira, 12/08, pelo secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, em entrevista coletiva. Entre as vias que terão alterações então as avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e Henrique Peres.

O projeto busca suavizar o trânsito de veículos na Avenida Francisco Ferreira Lopes. Existe um índice de saturação muito grande na avenida e, com as medidas, o objetivo é dividir o trânsito com a Avenida Anchieta, por onde os motoristas poderão chegar à região central, utilizando o seu prolongamento, que tem o nome de Governador Adhemar de Barros”, explicou Xiol, lembrando que o projeto também foi amplamente discutido com a comunidade do distrito.

Nobuo Aoki Xiol
Secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol. Foto: Julio Nogueira/ PMMC

O secretário destacou que o acesso para a Avenida Anchieta para os veículos vindos da região de Jundiapeba em direção ao Centro já é possível com a abertura do acesso construído na altura da rotatória da Vila Nova Jundiapeba. “Para o motorista, a circulação pela Avenida Anchieta tem vantagens como, por exemplo, o número de semáforos no trecho entre Jundiapeba e o Centro. Na Avenida Francisco Ferreira Lopes são 13 equipamentos veiculares e 3 para pedestres, totalizando 16. No corredor da Anchieta com a Governador Adhemar de Barros, existe um veicular e um para pedestres”, disse Xiol.

A partir do dia 18, agentes municipais de trânsito e guardas municipais farão o acompanhamento e orientação aos motoristas. Além disso, faixas informativas já foram implantadas. O investimento da Prefeitura na implantação do projeto é de cerca de R$ 300 mil.

Intervenções

Para que a circulação fosse possível, a Secretaria Municipal de Transportes implantou um semáforo no cruzamento das avenidas Anchieta e Valentina de Mello Freire Borenstein, ao lado da passagem de nível de Braz Cubas. O equipamento está sincronizado com o fechamento da cancela da passagem de nível, mas também terá funcionamento independente, ou seja, poderá fechar para o trânsito da Valentina de Mello Freire Borenstein enquanto a cancela estiver aberta. A medida busca garantir a fluidez no corredor das avenidas Anchieta e Governador Adhemar de Barros.

Ainda nesta região, o trânsito na Avenida Valentina de Mello Freire Borenstein passará a ter mão única de direção entre a Rua Expedicionário Domingos de Lucca e a Avenida Francisco Ferreira Lopes, no sentido da chegada ao distrito de Braz Cubas. Com isso, a via ganhará mais fluidez e os motoristas poderão acessar a Avenida Anchieta, os dois sentidos da Avenida Francisco Ferreira Lopes ou continuar pela Rua Antonio Moretti.

Trecho da Av. Valentina de Mello Freire Borenstein que passará a ter mão única de direção

Já a passagem pela linha férrea dos veículos que estão deixando o distrito Braz Cubas em direção à via Perimetral deverá ser feito obrigatoriamente pelo viaduto Professor Argeu Batalha. Para isso, os veículos leves utilizarão as ruas Frederico Renê de Jaegher e Francisco Vaz Coelho para chegar ao viaduto. No encontro entre esta última via e a Avenida Henrique Peres, a SMT implantou um semáforo para que o acesso possa ser feito com segurança.

Acesso ao Viaduto Profº Argeu Batalha – veículos leves

Já os caminhões de grande porte não utilizarão este trajeto para que os moradores não sejam prejudicados. Da Avenida Francisco Ferreira Lopes, estes veículos deverão acessar a Avenida Henrique Peres fazer o retorno para outra pista na altura da Rua Guttermann e chegar ao viaduto.

Acesso ao Viaduto Profº Argeu Batalha – caminhões de grande porte

Embaixo do viaduto Professor Argeu Batalha, também estão previstas alterações. Um semáforo foi instalado no encontro das avenidas Henrique Peres e Francisco Ferreira Lopes para facilitar o acesso dos motoristas que estão na primeira em direção à segunda. Além disso, o motorista que circula no sentido centro – bairro da Ferreira Lopes, não poderá fazer o retorno para a outra pista utilizando a rotatória existente sob o viaduto. No entanto, os acessos destes motoristas à Avenida Henrique Peres e à Rua Padre Álvaro Quiñonez Zuniga continuarão sendo permitidos.

Caminhões

Os caminhões que estão na via Perimetral, na altura do parque Leon Feffer, e desejam transpor a linha férrea também terão trajetos distintos. Os veículos com mais de 18 metros de cumprimento deverão, obrigatoriamente, utilizar a Avenida David Bobrow e o viaduto Argeu Batalha, chegando à Avenida Henrique Peres. O restante, poderá utilizar a passagem de nível de Braz Cubas.

Neste ponto, os caminhões que possuírem até 10 metros poderão fazer a conversão na Avenida Anchieta, enquanto os demais deverão utilizar a Avenida Francisco Ferreira Lopes. A limitação ocorrerá devido às condições de segurança para conversão.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios