Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil começa neste sábado (15/08/2015)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação começa neste sábado (15/08/2015), com todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) abertos das 8h00 às 17h00. Haverá, ainda, postos volantes instalados em locais estratégicos, como o Largo do Rosário, no Centro. A campanha é direcionada para crianças de seis meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), o que compreende uma população estimada em mais de 26 mil crianças.

A vacinação é indicada para todas as crianças dentro desta faixa etária, independente de terem sido vacinadas ou não no calendário de rotina, “A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do total estimado, mas nosso objetivo é imunizarmos 100% das crianças da cidade”, afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Peres Mendes.

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil
SP pretende vacinar cerca de 2,3 milhões de crianças no Estado. Foto: A2img/ Ciete Silvério

A imunização em massa atua como uma barreira natural contra o vírus que transmite a paralisia infantil. Com as doses aplicadas durante a campanha, o vírus atenuado se multiplica no intestino e é eliminado pelas fezes, espalhando-se pelo meio ambiente. Por isso a importância de levar as crianças ao posto de saúde na data inicial da campanha. “A vacinação de rotina garante a proteção individual da criança, mas a campanha tem importância coletiva”, explica a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei.

Além da vacina contra a paralisia infantil, que é a Sabin, aplicada em gotas direto na boca da criança, as crianças que estiverem com a caderneta de vacinação em atraso receberão as doses necessárias para atualização da caderneta. Para isso, é fundamental que as crianças comparecem portando a caderneta de vacinação para verificação e eventual atualização.

Rotary Club

O Rotary Internacional financia a vacinação contra a paralisia infantil em todo o mundo há 35 anos. Desde o ano passado, Rotary Club promove um evento especial no sábado para colaborar com a campanha, em sua sede localizada na Rua Franz Steiner, nº 200, no Alto Ipiranga, das 8h30 às 17h00. Além da vacinação, serão realizadas outras atividades e serviços no local.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil prossegue até o dia 31 de agosto, em todas as unidades de saúde. Mais informações pelo telefone 4798-6768.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios