Distribuição de ingressos para a abertura do Festival de Inverno 2015 tem início (29/06)

Nesta segunda-feira (29/06/2015) terá início a distribuição de ingressos para o concerto do maestro João Carlos Martins, que fará a abertura oficial do Festival de Inverno Serra do Itapety 2015, na quinta-feira (02/07). Os interessados em assistir ao espetáculo devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura, que fica no número 993 da Rua Coronel Souza Franco, no Centro Histórico da cidade e fazer uma doação para a Campanha do Agasalho, em troca do ingresso.

A maior necessidade da campanha neste momento são roupas infantis, além de meias. Qualquer peça de frio, contudo, será aceita. A Secretaria Municipal de Cultura pede para que todos façam a troca do agasalho por um ingresso até a quarta-feira (01/07), véspera do concerto. Caso sobrem ingressos no dia da apresentação, os mesmos serão distribuídos diretamente da bilheteria do Cemforpe, a partir das 14h00, também em troca de uma doação para a Campanha do Agasalho.

O espetáculo do maestro, que já esteve em Mogi das Cruzes em outras ocasiões, está marcado para as 20h00, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e será promovido em parceria com o governo federal, por meio da Lei Rouanet. Martins estará acompanhado em palco da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, orquestra de sua criação e que já encantou plateias do mundo inteiro.

maestro João Carlos Martins
O espetáculo do maestro João Carlos Martins está marcado para as 20h00 do dia 02/07, no auditório do Cemforpe. Foto: Divulgação/ Internet

João Carlos Martins é referência por sua história de superação e amor à música. Começou a carreira como pianista, posição esta que lhe rendeu reconhecimento da crítica internacional, como um dos maiores intérpretes de Bach do século XX. Seus concertos no Carnegie Hall sempre tiveram lotação esgotada. Suas gravações também estiveram muitas vezes entre as mais vendidas em jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times.

Em 2002, abandonou definitivamente a carreira de pianista, por problemas físicos. Decidiu então iniciar seus estudos de regência e, em 2004, fundou a Bachiana Filarmônica, além de desenvolver um trabalho com adolescentes, por meio da sua Bachiana Jovem. Também criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas no ano de 2010 e passaram a formar a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

O Cemforpe, onde acontecerá o espetáculo, fica na Rua Antenor Leite da Cunha, nº 55, na Vila Nova Mogilar. Mais informações pelo telefone 4798-6900.

Festival de Inverno 2015

O Festival de Inverno Serra do Itapety chega em 2015 à sua sétima edição. O evento, que teve início com a Mostra de Inverno, no ano de 2009, vai oferecer, entre os dias 2 e 26 de julho, cerca de 30 atrações de diferentes segmentos culturais, distribuídas por sete palcos, todos com entrada gratuita. São quase 600 profissionais envolvidos no evento, entre artistas, produtores e oficineiros.

Além das apresentações de música, dança, teatro e cinema, o Festival de Inverno Serra do Itapety tem em sua programação as Oficinas de Inverno, exposições de artes plásticas, encontros literários e cantigas de capoeira. Neste ano, o evento conta com a parceria do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e também da Fundação CSN, com o seu projeto social Garoto Cidadão. O investimento total na iniciativa é de R$ 78 mil.

De fora, virão atrações como a peça “O Barbeiro de Sevilha”, do programa Ópera Curta, a Big Band Jazz Sinfônica, a cantora e compositora Verônica Ferriani e o músico Fábio Peron. Já entre as atrações locais, alguns destaques são as apresentações da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, dois grupos sinfônicos originários do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, com direção geral e regência do maestro Daniel Bordginon.

Outro destaque do Festival de Inverno deste ano será seu encerramento, já que ele vai coincidir com o Dia de Santana, padroeira da cidade. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura preparou um concerto especial, que vai acontecer dentro da Catedral de Santana. Às 20h00 do dia 26/07 a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que é coordenada e regida pelo maestro Lélis Gerson, apresenta-se, em reverência à data.

Além das atrações nos palcos centrais, o Festival de Inverno vai seguir sua tradição e, mais uma vez, movimentar Taiaçupeba, nos dias 18 e 19 de julho. Além disso, a programação conta com encontros literários, que acontecerão todas as terças-feiras no Casarão do Carmo, cantigas de capoeira, que serão às segundas-feiras no Terminal Central e exposições de artes plásticas em diferentes locais, como Casarão do Carmo, Ciarte, hall da Prefeitura e o Terminal Central.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios