Obras de revitalização urbana chegam à Praça Monsenhor Roque nesta segunda (22/06/2015)

A Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros será interditada para o tráfego de veículos nesta segunda-feira (22/06/2015) para a realização de mais uma etapa das obras de renovação urbana e implantação de infraestrutura na região central da cidade, desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Assim, a Rua Doutor Paulo Frontin terá a mão de direção de tráfego invertida no trecho entre as ruas Padre João e Capitão Manoel Caetano.

Com as obras, a praça receberá novas redes de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgoto, nos mesmos moldes do trabalho que está sendo realizado na Rua Professor Flaviano de Melo. Além disso, a via ganhará uma nova concepção urbanística, voltando a ter características de praça.

Praça Monsenhor Roque
Com as obras, a Praça Monsenhor Roque receberá novas redes de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgoto, além de ganhar uma nova concepção urbanística. Foto: PMMC

As obras na região central estão acontecendo dentro do cronograma estabelecido e, com a chegada à Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, está sendo aberta uma nova frente de trabalhos. Paralelamente, os trabalhos continuam avançando pela Rua Professor Flaviano de Melo e sendo concluídos na Rua Presidente Rodrigues Alves”, explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

Para esta etapa dos serviços, a Secretaria Municipal de Transportes preparou uma operação especial de trânsito para a região da Catedral de Santana. O quarteirão da Rua Doutor Paulo Frontin ao lado da igreja passará a ter sentido de direção invertido. Além disso, o trecho da Rua Professor Flaviano de Melo entre as ruas Padre João e Capitão Manoel Caetano terá trânsito apenas local. O mesmo acontecerá com a Rua Padre João entre a Flaviano de Melo e a Rua Coronel Souza Franco.

Para avisar os motoristas sobre as alterações, a SMT está implantando banners e faixas em pontos estratégicos da região. Além disso, os comerciantes das vias afetadas com a interdição estão recebendo comunicados.

As obras de renovação urbana e implantação de infraestrutura na região central estão entrando em sua fase final. No trecho próximo ao Mercado Municipal, estão em andamento os trabalhos de renovação urbana e implantação de mobiliário urbano, enquanto a implantação das novas redes de drenagem, água e esgoto chegaram ao quarteirão da rua Professor Flaviano de Melo entre as ruas Presidente Rodrigues Alves e Padre João.

Com as obras, as calçadas de um dos lados da Rua Professor Flaviano de Melo passaram a ter 1,5 metros de largura e o espaço para a passagem dos carros fica com 3 metros, com sistema traffic calming de circulação. Antes do início das obras, as calçadas da via na região próxima à Rua Doutor Deodato Wertheimer chegavam a ter até 90 centímetros de largura.

O trabalho inclui também toda uma reforma estrutural no subsolo, com substituição de tubulações de água, esgoto e galerias pluviais. Antes, por exemplo, a rede de drenagem existente era de tijolos, construída no início do século passado. O sistema atendia apenas parte da via e tinha cerca de 40 centímetros de largura. A nova tubulação possui entre 80 centímetros e 1 metro de diâmetro, e é abastecida com bocas de lobo e grelhas, instaladas na parte central da via.

Já com relação às redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, a capacidade será duplicada. Antes das obras, havia uma rede de água, de ferro, e uma de esgoto. Com os trabalhos, estão sendo instaladas duas tubulações para abastecimento de água – uma para cada lado da via – e duas para captação do esgoto.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios