Poupatempo ganha agendamento pelo celular

Para facilitar a vida de quem precisa tirar ou atualizar documentos, o Poupatempo tem agora um aplicativo para celulares e tablets que ajuda a escolher a melhor data, horário e local de atendimento. Com o agendamento prévio, o usuário é atendido na hora marcada e evita tempo de espera.

Fazer o serviço no celular é simples: basta baixar o SP Serviços (Android ou iOS), criado pelo Governo do Estado de São Paulo para reunir em um único local todos os aplicativos com informações e serviços públicos oferecidos pelas secretarias e órgãos do governo.

O SP Serviços faz parte da estratégia do governo paulista de ampliar o uso de novas tecnologias para facilitar a vida dos cidadãos. Iniciativa pioneira no País, reúne até o momento 23 diferentes aplicativos já disponíveis de governo eletrônico, que já somam 1,5 milhão de downloads. Sempre que um novo aplicativo for lançado, ele é relacionado no SP Serviços, assim como as atualizações dos já existentes.

O programa de agendamento via celular de atendimento no Poupatempo vai ajudar a reduzir o tempo de espera para solicitação de documentos. “O objetivo do agendamento, já oferecido por telefone e internet, é equilibrar a demanda e poupar o usuário de perda de tempo”, afirma o titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio Semeghini. “O Poupatempo já aparece em várias pesquisas de opinião pública como o melhor serviço público de São Paulo, mas ele vai ficar ainda melhor com o atendimento com local e hora marcados por dispositivos móveis”, acrescenta.

Entre os programas disponíveis no SP Serviços, um dos campeões de acessos é o aplicativo do Detran.SP, que tem informações sobre horários de atendimento, serviços e um sistema de mensagens personalizadas para alertar o motorista sobre a situação da sua CNH e licenciamento do veículo. Também é possível consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e restrições a veículos, entre outras informações úteis.

Para os usuários de transportes públicos, o SP Serviços traz aplicativos que apresentam informações, em tempo real, sobre itinerário e localização das linhas de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo, mapa e horários dos trens da CPTM e um guia prático das linhas do Metrô paulistano.

Compatíveis com os sistemas operacionais mais usados (Android e iOS), o SP Serviços traz também um guia com informações sobre os parques paulistas do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica e serviços disponíveis em mais de 800 postos do programa de inclusão digital do Estado, o Acessa SP.

Os usuários que baixarem o aplicativo serão informados em primeira mão, por mensagens de texto, sobre notícias de interesse público como campanhas de vacinação e outras.

Mais informações sobre o SP Serviços em spservicos.sp.gov.br

Fonte: Portal Poupatempo

Anúncios