Prefeitura implanta ‘Barreira Eletrônica’ nas entradas e saídas de Mogi

Mogi das Cruzes está ganhando mais uma ferramenta para melhoria da segurança pública do município com a implantação da ‘Barreira Eletrônica’, um investimento da Prefeitura e que terá a parceria das Polícias Militar e Civil para o combate à criminalidade. Serão 21 equipamentos com sistema de leitura de placas de veículos instalados nas entradas e saídas da cidade, além de vias importantes de circulação.

A entrada em funcionamento dos equipamentos, prevista para o final da primeira quinzena de maio de 2015, significará uma ampliação no monitoramento da cidade, que já conta com 284 câmeras da Central Integradas de Emergências Públicas (Ciemp), instaladas em vias, praças e prédios públicos. Ao todo, o investimento da Administração Municipal em programas, auxílios e obras voltadas à segurança pública chega a mais de R$ 15 milhões.

Fiquei impressionado com o que a Prefeitura investe em segurança pública e com a vontade de desenvolver um trabalho integrado em Mogi das Cruzes. Segurança Pública é uma união de esforços e é importante a participação de todos“, afirmou o comandante do CPAM-12, tenente-coronel Mauro Lopes dos Santos, que elogiou o projeto ‘Barreira Eletrônica’. “A tecnologia, hoje, é indispensável para a segurança pública”, disse.

Prefeitura implanta ‘Barreira Eletrônica’ nas entradas e saídas de Mogi
Comandante do CPAM-12, tenente-coronel Mauro Lopes dos Santos (foto), e o delegado seccional Marcos Batalha destacaram benefícios que a Barreira Eletrônica traz para a cidade. Foto: Ney Sarmento/ PMMC

O trabalho conjunto entre a Administração Municipal, os órgãos policiais e o Ministério Público na busca de soluções para o combate à criminalidade deu origem ao Plano de Ação Integrada de Segurança Pública, assinado em janeiro.

A Polícia não faz tudo sozinha. É necessária uma integração, que é o que acontece em Mogi das Cruzes. Como mogiano, o projeto ‘Barreira Eletrônica’ foi a melhor medida que já vi na cidade desde que atuo com segurança pública“, destacou o delegado seccional Marcos Batalha.

Na prática, os aparelhos da ‘Barreira Eletrônica’ possibilitam a identificação de veículos furtados e roubados que entram ou saem da cidade, além de prevenir outros crimes como sequestros relâmpagos, por exemplo. Os aparelhos gravam as placas de todos os veículos que passam e enviam, automaticamente, as informações para a Polícia Militar. Em caso de constatada irregularidade criminal, é encaminhado um alerta para as viaturas em um raio de 3 quilômetros para a realização de abordagem. Todo este processo é feito em segundos.

Da forma como o sistema está sendo instalado em Mogi das Cruzes, talvez seja uma iniciativa inédita porque estamos fechando todas as portas de entrada e saída, que serão monitoradas. No caso da passagem de um veículo identificado como envolvido em crime, em questão de segundos será informado à Polícia Militar. Além disso, o banco de dados de todos os carros que entraram e saíram da cidade estará à disposição da Polícia Civil para ser usado em investigações“, afirmou o prefeito Marco Bertaiolli.

Os equipamentos da ‘Barreira Eletrônica’ serão instalados na Avenida Francisco Ferreira Lopes, estrada do Evangelho Pleno (conhecida como estrada do Pavan), Avenida Lourenço de Souza Franco, Avenida Francisco Rodrigues Filho, rodovia Mogi-Dutra, Avenida Engenheiro Miguel Gemma, Avenida Henrique Peres, Avenida Anchieta, Avenida Doutor Álvaro de Campos Carneiro, Avenida Joaquim Pereira de Carvalho, na Avenida Valentina Mello Freire Borenstein e na Avenida Japão.

A instalação dos equipamentos da ‘Barreira Eletrônica’ faz parte do contrato do sistema de fiscalização de trânsito da cidade. Com investimento de R$ 6.799.999,92, o sistema prevê 29 equipamentos de fiscalização (já incluindo os 21 com tecnologia de leitura de placas). Além disso, o contrato também estabelece uma Central de Controle que receberá as informações geradas pelos equipamentos e a verificação de dados de volume de veículos que transitam pelo local, utilizado para medidas de engenharia de tráfego.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios