Ordem de serviço para construção da passagem subterrânea será assinada nesta segunda (20/04/2015)

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, estará em Mogi das Cruzes nesta segunda-feira (20/04/2015), às 10h00, para a cerimônia assinatura da ordem de serviço das obras de construção da passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, na região central da cidade. O evento acontecerá no Theatro Vasques e marcará o início da principal obra de mobilidade urbana do município.

A passagem subterrânea é uma obra fundamental para a mobilidade urbana em Mogi das Cruzes, acabando com o estrangulamento causado pela passagem de nível, que atrapalha o trânsito da região central e também a circulação do transporte coletivo. Teremos um novo centro da cidade, mais moderno e acessível. A presença do ministro mostra a importância desta obra para a cidade”, destaca o prefeito Marco Bertaiolli.

A obra terá investimento de R$ 128.851.445,30, contando com recursos municipais e federais. Os trabalhos serão realizados pelo consórcio formado pelas empresas Engeform Construção e Comércio Ltda. e Serveng Civilsan S/A, vencedor do processo licitatório, finalizado em março.

Praça Sacadura Cabral
A Estação da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central. Foto: PMMC

Com a assinatura da ordem de serviço, o consórcio responsável pelos serviços poderá iniciar os trabalhos. Durante o evento, a equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes também apresentará detalhes sobre o projeto e como será feito o andamento das obras.

Com a passagem subterrânea na praça Sacadura Cabral, os veículos vindos da Rua Cabo Diogo Oliver poderiam acessar a Avenida Governador Adhemar de Barros, enquanto quem está na Rua Doutor Ricardo Vilela pode ir à Rua Hamilton da Silva Costa. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da Região Central da cidade. As transposições das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Presidente Campos Salles também deverão ser desativadas com a obra.

Outro destaque do projeto da passagem subterrânea é que haverá ainda um espaço para a circulação de pedestres que poderão cruzar a linha férrea. Já a parte de cima, a atual Praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.

No projeto da nova região central, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Estas intervenções ficarão a cargo da companhia estadual. O Theatro Vasques fica na Rua Doutor Corrêa, 515 – Centro.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios