Novo Basquete Brasil 2014/2015 – Rodada 30

O Mogi das Cruzes/Helbor fechou sua campanha na fase de classificação do NBB 7 com uma grande vitória fora de casa e de virada. Ao final do terceiro quarto, os comandados do técnico Paco García estavam dez pontos atrás, mas não se entregaram e derrotaram o Franca Basquete, pelo placar de 78 a 74, na noite desta sexta-feira (03/04/2015), em duelo realizado na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG).

Com 22 pontos, o ala mogiano Filipin foi o cestinha da partida e o grande destaque da equipe vencedora. Autor de dez pontos, sendo sete deles no período final, o armador Elinho também teve grande participação para o êxito dos mogianos. Com 16 pontos cada, os jovens Léo Meindl e Lucas Mariano foram os atletas mais efetivos do lado francano.

Dono da quarta posição na tabela de classificação, Mogi encerrou sua participação na primeira fase com um total de 21 vitórias em 30 partidas disputadas (70% de aproveitamento). Agora, a equipe do Alto do Tietê aguardará o desfecho da série de oitavas de final entre Minas Tênis Clube (5º) e Macaé Basquete (12º) para conhecer o seu rival nas quartas de final.

Mesmo com a derrota, Franca se firmou na oitava posição, com 14 triunfos em 30 jogos (46,7% de aproveitamento), e terá o mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. O adversário do time francano nas oitavas será o Palmeiras/Meltex, que ficou na nona colocação.

O jogo

O primeiro quarto foi equilibrado do início ao fim. Com um bom jogo coletivo, Franca comandou o placar praticamente por todo o período inicial, mas Mogi contou com grande desempenho de Filipin, autor de dez pontos, para se manter sempre na cola. No embalo da grande atuação de seu camisa 11, o time do Alto do Tietê chegou até a assumir a ponta do placar nos instantes finais da parcial (21 a 20), mas Léo Meindl tratou de recolocar os francanos em vantagem (22 a 21).

O jogo seguiu “lá e cá” no segundo quarto. Com bons aproveitamentos ofensivos, as equipes seguiram fazendo uma partida muito equilibrada na Arena Olímpica. Enquanto Franca contou com sete pontos de Helinho e outros cinco de Léo Waskiewicz, Mogi desta vez usou o bom jogo coletivo, já que sete atletas pontuaram para a equipe durante o período. Desta maneira, depois de vitória parcial dos visitantes por 21 a 20, o duelo chegou a sua metade com o placar em igualdade: 42 a 42.

Franca voltou com tudo dos vestiários e assumiu de vez o controle do jogo. Para isso, a equipe dirigida por Lula Ferreira contou com uma atuação de gala de Lucas Mariano. Até então discreto no jogo, o jovem ala/pivô converteu todas as quatro bolas de três pontos que tentou, marcou 14 pontos no terceiro quarto e liderou a arrancada dos anfitriões. Do outro lado, Mogi não conseguiu manter uma boa regularidade ofensiva e viu os rivais partirem para o último período com dez pontos de frente: 66 a 56.

Sem se entregar, Mogi virou o jogo no último quarto. Nos minutos iniciais da parcial final, os francanos até seguraram a ponta do marcador (68 a 60), mas os visitantes mostraram muita determinação para mudarem a história do jogo. Com uma forte defesa, os comandados do espanhol Paco García deixaram os rivais por mais de cinco minutos sem pontuarem. Do outro lado da quadra, Elinho e Jimmy apareceram muito bem e lideraram a reação dos mogianos.

Depois de marcar 12 pontos seguidos contra nenhum do Franca, Mogi assumiu a liderança e não largou mais. Com muita segurança nos instantes finais da partida, a equipe se impôs na Arena Olímpica e fechou sua sólida campanha na fase de classificação com um grande resultado positivo como visitante.

Outros resultados da 30ª Rodada:

Macaé Basquete 92 x 94 Rio Claro
Flamengo 86 x 70 Limeira
Paulistano 89 x 81 Brasilia
Liga Sorocabana 86 x 82 Basquete Cearense
Bauru 104 x 96 São José
Minas 87 x 110 Pinheiros
Uberlândia 82 x 78 Palmeiras

Quartas de final do NBB 7:

Mogi das Cruzes/Helbor (4º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 23/04 (quinta-feira), às 20h00, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (ao vivo na WEB)
Jogo 2 – 25/04 (sábado), às 21h20, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 4* – 01/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi

*Se necessário

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios