Novo Basquete Brasil 2014/2015 – Rodada 26

Depois de três temporadas na elite do basquete brasileiro, o Mogi das Cruzes/Helbor venceu o São José/Unimed pela primeira vez na história do NBB. Nesta sexta-feira (13/03/2015), a equipe do Alto Tietê enfrentou uma batalha no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, se sobressaiu no último quarto e levou a melhor no clássico regional, fora de casa, por 89 a 79.

Para sair de quadra com grande e histórico resultado positivo frente aos joseenses, os atuais vice-campeões sul-americanos contaram com mais uma grande aparição do ala norte-americano Shamell, cestinha do NBB 7, que liderou a equipe no suado último quarto, no qual anotou dez pontos, e deixou a quadra com 24 tentos na conta, mesmo número de sua camisa.

Quem também teve papel importante no êxito mogiano foi o pivô Paulão Prestes, com 14 pontos e nove rebotes, além do ala Filipin, que saiu do banco e anotou 12 pontos, e do reestreante armador Gustavinho, que depois de quase três meses longe das quadras se recuperando de uma lesão nas costas, contribuiu com dez pontos na vitória do Mogi.

NBB 2014/2015
Betinho, do São José, e Gustavinho, do Mogi. Foto: Cleomar Macedo/ Helbor

Agora, além de vencer o primeiro jogo contra o São José em seis partidas na história NBB, o time do técnico Paco García chegou ao seu 10º triunfo seguido como visitante e permaneceu no grupo dos quatro primeiros colocados que vão direto as quartas de final ao término da fase de classificação, agora com campanha de 17 vitórias em 24 jogos (70,8% de aproveitamento).

O São José, por sua vez, conheceu sua quarta derrota consecutiva no NBB agora ocupa a 11ª colocação, com rendimento de dez vitórias em 24 partidas (41,7% de aproveitamento). Os principais pontuadores da equipe do técnico Zanon no revés para o Mogi das Cruzes foram os norte-americanos Jimmy Baxter e Andre Laws, com 24 e 15 pontos, respectivamente.

Depois de conquistar sua 10ª vitória consecutiva atuando como visitante no NBB, a equipe de Mogi das Cruzes voltará a jogar como mandante, diante de seu torcedor no Professor Ginásio Hugo Ramos, na próxima terça-feira (17/03), contra a lanterna, mas embalada, Liga Sorocabana, às 20h00.

O jogo

Apesar do resultado final, quem foi superior no primeiro quarto foi o São José. Depois de começar o duelo com um 5 a 0, a equipe da casa viu o Mogi reagir e empatar o jogo (9 a 9), mas voltou a ser superior em quadra e se manteve à frente no placar até o final do período, que teve placar de 21 a 20.

Os mogianos passaram à frente no placar logo no início da segunda parcial (23 a 21). Depois disso, a equipe do Alto Tietê não deixou mais o São José ficar em vantagem, no entanto, foi pressionada durante todo o período e permitiu um empate por parte dos donos da casa ao final da primeira metade do confronto: 42 a 42.

Se a primeira parte do encontro foi de igualdade, a segunda começou com superioridade do Mogi. Com uma corrida de 16 a 4 nos primeiros cinco minutos da parcial, a equipe visitante se distanciou pela primeira vez no jogo e abriu 12 pontos de frente (58 a 46).

Mas quando tudo parecia apontar uma deslanchada mogiana no clássico, o São José ressurgiu das cinzas. Com uma incrível sequência de 15 a 2 nos quatro últimos minutos da parcial, os joseenses chegaram a virar o jogo (61 a 60) e só não foram para a etapa final vencendo graças aos três pontos de lance livre no fim do Mogi, que os deixaram em vantagem, por 63 a 61.

No último quarto, porém, não teve jeito. O norte-americano Shamell, cestinha do campeonato, apareceu na hora do aperto e, com dez decisivos pontos, liderou a equipe do Alto Tietê, que abriu oito pontos de frente (77 a 69) e pôde atuar com mais tranquilidade nos momento finais do clássico regional, que terminou com vitória mogiana, por 89 a 79.

Outros resultados da 26ª Rodada:

Palmeiras 67 x 74 Pinheiros
Limeira 95 x 90 Rio Claro
Uberlândia 56 x 75 Minas
Liga Sorocabana 78 x 76 Paulistano
Basquete Cearense 96 x 84 Brasília

Próxima Rodada:

17/03/2015 (terça-feira) às 20h00
Mogi das Cruzes x Liga Sorocabana
Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios