Novo Fórum em Braz Cubas deverá ser entregue no início de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli recebeu, na manhã desta quarta-feira (04/02/2015), a visita do secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, que assinou o contrato para a retomada das obras do novo prédio do Fórum de Mogi das Cruzes, no distrito de Braz Cubas. A estrutura está sendo construída em uma área de 15 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, na Avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco.

O novo Fórum de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, é um prédio muito importante, construído pelo Governo do Estado em um terreno doado pela Prefeitura. A Justiça, para funcionar com velocidade, precisa de estrutura, equipamentos e novas varas. E quem ganha com isso é a população, que vê suas demandas atendidas. É isso que buscamos com esta parceria”, destacou Bertaiolli.

O prefeito lembrou ainda que a Administração Municipal possui diversas parcerias com os órgãos da Justiça, na busca por um melhor atendimento à população. É o caso do prédio que receberá a Vara da Fazenda Pública, na Praça Norival Tavares, que foi alugado pela Administração Municipal e passa por reforma. A instalação e funcionamento das duas unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, no Centro e em Jundiapeba, também conta com apoio da Prefeitura.

forum-de-braz-cubas
Novo Fórum deverá ser entregue no início de 2016. Foto: Ney Sarmento/ PMMC

A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada no gabinete da Prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, representantes da Câmara Municipal, desembargadores e juízes que atuam em Mogi das Cruzes. O investimento do Governo do Estado para a conclusão das obras será de R$ 7 milhões.

A previsão é que os trabalhos, que serão realizados pela Fasul Pavimentação e Construção Ltda, sejam concluídos no prazo de 12 meses. Após a assinatura, Bertaiolli e César vistoriaram o local da obra, que havia sido iniciada em 2013, mas que foi paralisada por problemas com a empresa então contratada.

O governador Geraldo Alckmin acompanha muito de perto a construção dos novos Fóruns e, no caso de Mogi das Cruzes, ele ficou muito incomodado com a paralisação dos trabalhos. Com a assinatura do contrato e o reinício das obras, temos a esperança de que até janeiro o prédio esteja pronto e que possamos inaugurar o Fórum”, afirmou o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania.

A construção do novo Fórum é uma demanda de Mogi das Cruzes para a melhoria das condições de trabalho dos servidores da Justiça e para propiciar mais agilidade e qualidade ao atendimento à população. Com a unificação do Fórum Distrital de Braz Cubas à estrutura do Fórum de Mogi das Cruzes, o novo prédio deverá receber, a princípio, três varas criminais e uma vara da infância e adolescência.

A viabilização de um novo prédio para o Fórum em Braz Cubas foi possível após intensas negociações realizadas entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania. Em dezembro de 2011, foi celebrado o protocolo de intenções entre a Administração Municipal e o Governo do Estado para a realização da obra e, em junho de 2012, após finalizado o processo de reversão do terreno, Bertaiolli assinou a doação da área.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios