Novo Basquete Brasil 2014/2015 – Rodada 15

O torcedor do Franca Basquete pode comemorar e muito o resultado conquistado pela equipe nesta quinta-feira (08/01/2015). Em duelo equilibrado do início ao fim e decidido apenas nos últimos instantes, a equipe dirigida pelo técnico Lula Ferreira conquistou um importante e emocionante triunfo, ao vencer o Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 82 a 80.

Para sair vencedor, os francanos contaram com grande atuação de Léo Meindl. Com 24 pontos, sendo metade deles (12) no último e decisivo período, o jovem ala, de apenas 21 anos, foi o cestinha da partida e teve papel decisivo para o êxito de seu time. De quebra, o atleta ainda igualou seu recorde pessoal de pontos em um só jogo no NBB.

Autor de 17 pontos e nove rebotes, o ala argentino Mata foi outro destaque da equipe vencedora, assim como seu compatriota Figueroa, responsável por dez assistências. Do lado mogiano, o destaque ficou por conta do ala norte-americano Shamell, com 23 pontos, e também do pivô Paulão, que atuando pela primeira vez contra seu ex-time garantiu um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes.

NBB 2014/2015
Gerson, do Mogi. Foto: Cleomar Macedo/ Divulgação

Com a vitória, Franca igualou o número de derrotas do Mogi. Ambas as equipes sofreram seis resultados negativos na sétima edição da competição nacional até o momento, mas os mogianos têm dois jogos a menos (13) do que os algozes desta quinta-feira. Os francanos ocupam a sexta posição, enquanto que os representantes do Alto do Tietê estão no oitavo lugar.

Na próxima semana, o Mogi cairá na estrada e fará duas partidas adiadas por conta de sua participação na Liga Sul-Americana 2014. Primeiro, na quarta-feira (14/01), o time mogiano encara o Basquete Cearense e, dois dias depois, medirá forças com o UniCEUB/BRB/Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV. Por sua vez, Franca terá um tempo maior de descanso e só voltará à quadra no próximo dia 20, também para encarar o Basquete Cearense.

O jogo

O primeiro quarto foi bastante equilibrado e as equipes chegaram a se alternar na liderança do placar nos minutos iniciais do confronto. Porém Mogi contou com grande atuação de Paulão para fechar a parcial inicial em vantagem. Em apenas cinco minutos em quadra, o pivô registrou oito pontos e seis rebotes e, ao lado de Shamell, autor de cinco pontos, foi fundamental para que os donos da casa terminassem o período com 17 a 13 de frente.

Enquanto Franca contou com a boa pontaria de Cobos, Mogi seguiu contando com grande atuação de Paulão e também com bons lances de Gerson no garrafão e ampliou sua vantagem para nove pontos (30 a 21) durante o segundo quarto. Porém, com a mão quente nas bolas de três pontos, Franca virou o jogo ainda antes do intervalo. Primeiro, com dois tiros longos de Mata e outro de Léo Meindl, a equipe visitante baixou o prejuízo para apenas um ponto (33 a 32). Depois foi a vez de Cobos converter seu terceiro arremesso de longa distância no período, o sexto do time, para colocar os francanos em vantagem (37 a 36).

O começo do terceiro período não foi bom para nenhuma das equipes e o placar quase não mudou na volta do intervalo. Porém pouco a pouco os dois times voltaram a atuar em bom nível, muito por conta do desempenho individual de alguns atletas. Shamell chamou a responsabilidade pela equipe da casa, mas do outro lado Léo Meindl e André Coimbra, com sete pontos cada, apareceram muito bem e tiveram grande participação para Franca não só se manter em vantagem antes da chegada da parcial final (57 a 53).

A emoção tomou conta do duelo no último quarto. Com Shamell imparável, Mogi se manteve na cola dos rivais durante todo o período final e só não conseguiu virar o jogo por conta do grande desempenho de Léo Meindl. Em grande momento na partida, o jovem francano chamou a responsabilidade e marcou 12 pontos na parcial final. Com o duelo individual entre os dois alas, o duelo chegou a seus instantes finais em aberto e os donos da casa até tiveram a chance de mudar o roteiro da partida, mas não conseguiram e Franca conquistou o importante triunfo fora de casa.

Outros resultados da 15ª Rodada:

São José 71 x 90 Bauru
Palmeiras 79 x 68 Uberlândia
Pinheiros 89 x 78 Minas

Próxima Rodada:

14/01/2015 (quarta-feira) às 20h00
Basquete Cearense x Mogi das Cruzes (partida remarcada da 7ª rodada)
Ginásio Municipal Paulo Sarasate – Fortaleza/CE

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios