Novo Basquete Brasil 2014/2015 – Rodada 10

Depois da derrota para o Flamengo na última rodada, o Mogi das Cruzes/Helbor retomou o rumo das vitórias. Nesta sexta-feira (12/12/2014), a equipe do técnico espanhol Paco García teve atuação segura e superou o Macaé Basquete, diante de seu torcedor, no Ginásio Municipal “Professor Hugo Ramos”, pelo placar de 80 a 71, em duelo válido pela 10ª rodada do NBB 7.

Agora, os atuais vice-campeões sul-americanos chegaram ao seu quinto resultado positivo em oito oportunidades  no nacional (62,5% de aproveitamento) e estacionaram na quinta colocação, a primeira fora do G-4. Os macaenses, por sua vez, conheceram seu sétimo revés em nove duelos (22,2% de aproveitamento) e está na 13ª posição, empatado com o UniCEUB/BRB/Brasília, dono da mesma campanha.

Gerson, do Mogi. Foto: Cleomar Macedo/ Helbor
Gerson, do Mogi. Foto: Cleomar Macedo/ Helbor

O grande destaque do triunfo mogiano ficou por conta do pivô Gerson, que vem colecionando boas atuações no NBB e foi responsável por 22 pontos em 27 tentados (81,5% de aproveitamento), além de 11 rebotes, que resultou no seu belo duplo-duplo que totalizou expressivos 29 de eficiência. Junto do camisa 6, o ala Jimmy saiu do banco e anotou 14 pontos em 18 tentados (77,8% de aproveitamento).

O cestinha da partida, no entanto, veio do lado do Macaé: o armador norte-americano Jamaal Smith, que deixou a quadra com 25 pontos na conta, com direito a 9/9 nos lances livres – 100% de aproveitamento. Outros destaques da equipe do Estado do Rio de Janeiro ficaram por conta do ala/pivô Fernando Mineiro, autor de dez pontos, mesma pontuação do pivô dominiquês Otis George, que ainda pegou seis rebotes.

O próximo adversário do Mogi das Cruzes no NBB 7 será a Liga Sorocabana, em duelo marcado para a terça-feira (16/12), no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV. Já o Macaé receberá o Basquete Cearense, no mesmo dia e horário, no Ginásio Juquinha, no litoral norte fluminense.

O jogo

Apesar de ter saído atrás no placar (5 a 2) e do jogo truncado, o Mogi das Cruzes se recuperou e foi melhor nos dez minutos de partida. Com grande presença do pivô Gerson, autor de dez pontos em 12 tentados (83,3% de aproveitamento), os donos da casa chegaram a abrir sete pontos de vantagem (14 a 7), levaram uma reação nos minutos finais e tomaram o empate (15 a 15), mas terminaram a primeira etapa na frente, por 17 a 15.

O duelo seguiu parelho na segunda parcial. Em meio a um jogo truncado e amarrado, a equipe do técnico Paco García tomou a virada e ficou atrás no placar durante aproximadamente três minutos, chegando, inclusive a perder por cinco pontos (27 a 22). Os mogianos, no entanto, se recuperaram rapidamente e, em dois minutos, a vantagem já estava em suas mãos novamente (28 a 27), e foram para os vestiários com nove pontos de diferença, placar de 38 a 29.

Na volta do intervalo, o esquadrão do Alto Tietê manteve a regularidade e construiu uma atuação sólida no terceiro período. Sem deixar o Macaé ameaçar sua liderança e boa diferença no placar, os atuais vice-campeões sul-americanos mantiveram a margem entre os oito e 12 pontos e caminhou para o quarto período com nove pontos de superioridade no placar, com 54 a 45.

Mesmo com diferença em partes confortável no marcado, o Mogi das Cruzes seguiu com ritmo forte durante todo o tempo e, com isso, a diferença subiu novamente e chegou a ser de 15 pontos (69 a 54). Desta forma, o técnico Paco García pôde colocar em quadra os atletas do banco de reservas, que mantiveram o alto nível do Mogi nos momentos finais e confirmaram o triunfo sobre o Macaé, pelo placar de 80 a 71.

Outros resultados da 10ª Rodada:

Minas 83 x 69 Franca
Pinheiros 89 x 93 Paulistano
Uberlândia 76 x 88 Bauru
Palmeiras 83 x 78 Liga Sorocabana
São José 71 x 94 Flamengo
Brasília 73 x 85 Rio Claro
Basquete Cearense 67 x 85 Limeira

Próxima Rodada:

16/12/2014 (terça-feira) às 19h30
Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes (transmissão ao vivo no SporTV)
Ginásio Gualberto Moreira – Sorocaba/SP

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios