EDP alerta para cuidados necessários na instalação de enfeites natalinos

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, alerta para os cuidados básicos na hora de instalar enfeites luminosos, principalmente nesta época do ano, quando muitas famílias enfeitam suas casas para o Natal.

Christmas tree
Cuidados evitam choques elétricos e curtos-circuitos. Foto: Jon Sullivan/ Domínio Público

Os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade, que tenham o melhor isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se somente a compra de produtos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que são submetidos a testes de qualidade e segurança.

Confira mais alguns cuidados importantes:

– Evite as famosas “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada.

– Para não ocorrer sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado. Se necessário, o profissional vai adequar o circuito da residência por meio de uma pequena adequação na instalação elétrica.

– Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e os enfeites têm de estar bem isolados para impedir energização acidental.

– Antes de substituir lâmpadas queimadas dos enfeites, desligue os equipamentos da tomada;

– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento e dê preferência aos enfeites impermeáveis, eles são mais seguros e duram mais.

– Os enfeites em áreas externas devem ser bem fixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

– No caso de instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio, praças, avenidas, com potência mais elevada, contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Anúncios