CPTM distribuirá milhares de exemplares na 9ª edição do Livro Livre

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro de 2014, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá uma corrente de leitura entre os usuários das seis linhas da companhia. Trata-se do Livro Livre CPTM, iniciativa que propõe estimular o hábito da leitura, a partir da adesão à proposta de ler e passar adiante os livros adquiridos nas estações participantes do projeto.

Romances, contos, crônicas, poesias e revistas para todas as idades poderão ser consultados nas prateleiras das estantes instaladas nas estações contempladas, que terão ainda a participação de facilitadores e contadores de histórias para orientar os usuários na escolha dos títulos disponíveis. As estações participantes do projeto são: Luz, Jundiapeba, Brás, Braz Cubas, Rio Grande da Serra, Palmeiras-Barra Funda, Mogi das Cruzes, Osasco, Estudantes, Piqueri, Francisco Morato, Vila Olímpia e Ribeirão Pires.

O “Bookcrossing”, movimento que inspirou o Livro Livre CPTM, ocorre em vários lugares do mundo com um convite sedutor: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento. Na CPTM, além de funcionar como ponto de entrega de livros doados por editoras, livrarias e iniciativa pessoal, as estações servirão também para recebimento e troca de títulos. Os exemplares são identificados com selo e acompanhados de orientações sobre a dinâmica da ação.

9ª edição do Livro Livre CPTM
Programa de incentivo à leitura será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro. Foto: CPTM

Além da troca e circulação dos livros, haverá uma série de atividades lúdicas e culturais, incluindo encontros com escritores e editores convidados pela CPTM em várias estações. Nesta edição, confirmaram participação os autores Maurício Paraguassú, Andréia G. Garcia, Joaquim Maria Botelho, Clau Assi, Vania Clares, Rosana Banharoli, Alonso Alvarez, Angelo Romero, Giulia Moon, Sidney Leal, entre outros.

Intervenções, saraus e performances de grupos teatrais também estão previstos em algumas das estações, por meio da participação da Associação Cultural Literária do Brasil, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Lions Clube Itapety, Poetas Ambulantes, Troupe Parabolandos, Comunidade All the stories are true, entre outros parceiros.

A ação é realizada pela CPTM desde 2006. No total, já foram distribuídos mais de 114 mil livros. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. As obras doadas são organizadas pela Biblioteca Mário Covas – CPTM.

Confira a programação:

Distribuição de Livros e encontros com autores:

Data: 29/10 (quarta-feira)
Estação Brás (Espaço Cultural CPTM) – das 10h00 às 15h00
Apresentações do Centro Cultural de Adolescentes e Jovens – São João Batista e da Companhia Oriximina (dança). Bate-papo com as autoras Rosana Banharoli, Clau Assi e Penélope Martins. Performances dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos.

Estação Braz Cubas – das 7h30 às 9h00 e das 16h00 às 17h30
Apresentações do Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes

Estação Rio Grande da Serra – das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30
Diversas ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra

Data: 30/10 (quinta-feira)
Estação Palmeiras-Barra Funda – das 10h00 às 15h00
Sarau da Associação Cultural Literária do Brasil; bate-papo com os autores Marco Antonio Tremonti e Vania Clares e performance dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos

Estação Mogi das Cruzes – das 10h00 às 16h00
Ações em parceria com o Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes

Estação Rio Grande da Serra – das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30
Ações em parceria com a Prefeitura de Rio Grande da Serra

Data: 31/10 (sexta-feira)
Estação Osasco – das 10h00 às 15h00
Contação de histórias e bate-papo com os escritores Giulia Moon, Sidney Leal e Angelo Romero [da Academia Brasileira de Poesia]. Performances dos Poetas Ambulantes e da Troupe Parabolandos.

Estação Estudantes – das 11h00 às 13h00
Ações em parceria com o Lions Clube Itapety, de Mogi das Cruzes

Estação Rio Grande da Serra – das 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30
Ações em parceria com a Prefeitura de Rio Grande da Serra

Distribuição de Livros:

28 a 31/10/2014, das 10h00 às 15h00
Bibliotecas fixas das estações Piqueri, Francisco Morato, Vila Olímpia e Ribeirão Pires

Para mais informações acesse: facebook.com/livrolivreCPTM

Fonte: CPTM

Anúncios