EDP cadastra clientes que utilizam equipamento elétrico essencial à sobrevivência humana

Pessoas que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência têm direito a atendimento especial e desconto na fatura de energia. A EDP realiza o cadastro destes clientes com o objetivo de facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor sobre interrupções programadas ou não do fornecimento de energia elétrica, de maneira a minimizar transtornos.

EDP

O cadastro da unidade consumidora que utilizam equipamento elétrico vital deve ser formalizado junto à EDP por meio de correspondência ou diretamente na agência de atendimento presencial, acompanhado das seguintes informações:

– Endereço completo;
– Nome do titular que consta na fatura de energia elétrica da unidade consumidora;
– Número da instalação também informado na fatura;
– Telefone, fax e e-mail;
– Laudo médico confirmando o nome da pessoa que utiliza o equipamento, assim como a justificativa sobre a necessidade do mesmo.

Se o dependente do equipamento não for o titular responsável pela unidade consumidora, é importante que providencie também a transferência de titularidade. Não sendo possível, a mesma deve apresentar um Termo de Autorização (disponível nas agências de atendimento presenciais da EDP) assinado pelo titular autorizando a Distribuidora a efetuar o cadastro.

Como obter o desconto na fatura de energia

O benefício pode ser adquirido por meio do programa Tarifa Social, que garante de 10% a 65% de desconto na fatura de energia para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente. É necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e, caso não esteja inscrita e possua renda mensal de até três salários mínimos, a família deve realizar a inscrição junto à Prefeitura Municipal.

Com a inscrição no CadÚnico, o paciente ou familiar deve se dirigir a uma agência de atendimento da EDP ou entrar em contato com a Central de Atendimento no 0800 721 0123, 24 horas e com ligação gratuita.

Dicas para aumentar a segurança de pacientes com necessidade de uso contínuo de equipamento elétrico

– Ter um gerenciador portátil de energia (No Break) – aparelho utilizado para alimentar o respirador enquanto houver a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Sua alimentação é feita por meio de uma bateria que é carregada, enquanto há fornecimento de energia elétrica. Portanto, é imprescindível manter este aparelho (No Break) sempre ligado na tomada.

– Ter três ou quatro pontos de energia elétrica (tomadas) para evitar ligar vários equipamentos em um único local.

– Dispor de Filtro de Linha – usado para proteger os equipamentos de possíveis oscilações na rede elétrica, além de possibilitar a expansão do número de tomadas disponíveis.

– Estabilizadores de Energia – são responsáveis por proteger os equipamentos e corrigir possíveis oscilações na corrente elétrica, fornecendo assim uma alimentação estável e segura aos equipamentos.

Anúncios