EDP alerta para cuidados no plantio de árvores

A primavera começa amanhã (23/09/2014), e se a estação traz novas cores e robustez à vegetação pode também ser ocasião para transtorno com árvores plantadas irregularmente. Por esse motivo, a EDP alerta sobre os cuidados que devem ser tomados no momento do plantio e com a manutenção de podas da vegetação.

A arborização inadequada constitui um dos principais fatores causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica, por causa da interferência da vegetação em redes de distribuição. Para reduzir esse impacto de forma sustentável, a EDP sugere ações simples:

No momento do plantio, não optar por árvores de grande porte (espécies altas), como eucaliptos, palmeiras, ipês e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica. Para manter um paisagismo adequado e sem riscos de interferência no fornecimento da energia, a dica é sempre escolher árvores de pequeno porte.

O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação. Em zonas rurais, há ainda risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.

paperbark-tree
Arborização inadequada é uma das principais causas de interrupção de energia. Foto: Paperbark tree public domain image picture by Leon Brooks

Para realizar o plantio de árvores em área urbana é importante que a prefeitura do município seja acionada para a liberação ambiental. Além disso, em caso de necessidade, o trabalho de poda de vegetação em vias públicas deve ser solicitado pelo interessado ao órgão municipal.

Em relação à arborização próxima da rede elétrica, a manutenção é realizada pela EDP a partir de poda preventiva. O trabalho segue os critérios do Guia de Arborização Viária e Áreas Verdes, publicado pela EDP em 2011. O material oferece as bases técnicas vigentes para a excelência na prestação de serviços relacionados à arborização urbana, abordando o correto manejo, tanto no sistema viário como nas áreas verdes públicas. O manual está disponível para a população na Agência Virtual da EDP edp.com.br.

O contato de galhos de árvores com a rede elétrica tem potencial para causar rompimento de fios, provocar acidentes com passantes e danificar equipamentos que dependem da eletricidade para funcionar.

Para orientação, esclarecimento de dúvidas e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, basta entrar em contato com a EDP por meio dos canais de atendimento, como a Agência Virtual, a Central de Atendimento (0800 721 0123) e as agências presenciais da distribuidora.

Anúncios