Semae distribui informativo sobre economia de água

Os 125 mil imóveis atendidos pelo Semae em Mogi das Cruzes receberão este mês, junto com a conta de água, um folheto com informações sobre economia e dicas de consumo consciente. É a segunda publicação do tipo enviada aos consumidores mogianos em 2014 – a primeira ocorreu em março. A iniciativa faz parte do trabalho da autarquia de orientar a população sobre a importância da economia de água em um período marcado por escassez de chuvas.

O folheto traz informações sobre como evitar desperdícios em casa – como, por exemplo, evitar lavar calçadas e carros, optando pelo uso de vassouras e baldes. Outras dicas incluem evitar gotejamentos em torneiras nos banheiros e na cozinha, além de orientações como fechar as torneiras durante a lavagem de louça e usar a máquina de lavar roupas sempre com a capacidade máxima. O informativo traz ainda as ações adotadas pelo Semae, como a setorização do distrito de Braz Cubas, que subdividirá a rede em sistemas menores, facilitando a manutenção.

Clique aqui para ver o folheto

O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, explica que a população mogiana tem colaborado com a economia de água, com uma média de redução de consumo que vem se mantendo em 10% ao mês. “O Semae produz 65% da água consumida pelos mogianos e compra os 35% restantes da Sabesp. Os mogianos têm colaborado e participado dos esforços para economizar água. Por outro lado, o Semae também vem fazendo esforços para agilizar o trabalho de identificação e reparo de vazamentos”, informou.

Autarquia mogiana reforçou equipes de manutenção nas ruas e pede que a população contribua com a economia de água, adotando práticas conscientes no cotidiano
Autarquia mogiana pede que a população contribua com a economia de água, adotando práticas conscientes no cotidiano. Foto: PMMC

A autarquia reforçou as equipes de rua e todos os carros estão equipados com GPS. A frota foi renovada, com o objetivo de acelerar a execução de serviços de campo. A Central de Controle Operacional da autarquia, inaugurada em dezembro de 2013, monitora as redes e reservatórios, com o objetivo de unificar as informações e acelerar a tomada de decisões.

O atendimento telefônico pelo 115 passou a contar com mais funcionários e atualmente todas as ligações são gravadas, o que permite o retorno de chamadas não atendidas e o aumento no índice de solução de demandas. Outra iniciativa do Semae é a realização de palestras educativas em escolas e empresas, que tiveram início em agosto. Nestas palestras, voltadas a pais de alunos, técnicos da autarquia dão orientações sobre o uso consciente da água e medidas práticas de economia.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios