Prefeitura prepara Campanha de Vacinação Antirrábica 2014

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu do Instituto Pasteur a confirmação do envio das doses necessárias para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica 2014 no município e já organiza a ação na cidade. A imunização será iniciada no final de setembro e prosseguirá até o início de novembro, percorrendo todo o território municipal.

A vacinação é gratuita e a Secretaria Municipal de Saúde está acertando os detalhes para a realização da campanha. “Recebemos essa confirmação hoje pela manhã (09/09/2014) e estamos iniciando a divulgação para que as pessoas já possam se preparar e garantir a imunização de seus cães e gatos”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sylvia Maria Abrantes Gomes.

Vacinação Antirrábica
A imunização será iniciada no final de setembro. Foto: PMMC

Entre os dias 29 de setembro e 7 de novembro, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrerão mais de 150 pontos de vacinação que serão disponibilizados por toda a cidade, em dias e horários pré-agendados. O trabalho será iniciado pelos bairros da divisa, como Jardim Margarida, Jardim Piatã I e II, Conjunto Novo Horizonte, Aruã e Ecopark.

A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes. Todos os cães e gatos a partir de quatro meses de vida devem ser vacinados, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, pois não existe contraindicação.

Em Mogi das Cruzes, há muitos anos não são registrados casos de raiva canina ou felina, mas existem ocorrências em morcegos. O último caso foi registrado em 2008, no Distrito de Braz Cubas, quando todas as medidas foram tomadas. Daí a importância de se vacinar os cães e gatos, pois os morcegos podem transmitir o vírus aos animais não imunizados.

Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonose pelo telefone é (11) 4792-8585.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios

Um comentário sobre “Prefeitura prepara Campanha de Vacinação Antirrábica 2014

Os comentários estão desativados.