Rua Professor Flaviano de Melo começa a receber obras de renovação urbana

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta terça-feira (02/09/2014) as intervenções de campo das obras de renovação urbana e revitalização da Rua Professor Flaviano de Melo. Na primeira etapa dos trabalhos, os serviços se concentram no quarteirão entre as ruas Sebastião Furlan e Tenente Manoel Alves dos Anjos, que vai receber uma nova rede de drenagem, além de melhorias nas redes de água e de esgoto.

No primeiro dia de trabalhos, os funcionários da empresa Azevedo & Travassos, responsável pelas obras, iniciaram a escavação do trecho, verificando a tubulação já existente no local.

Os trabalhos serão realizados de forma modular, ou seja, um quarteirão por vez. Com isso, o objetivo é diminuir o impacto dos trabalhos no dia a dia das pessoas. Temos uma estrutura muito antiga de redes nesta região, por isso o trabalho deve ser feito com cuidado”, explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

obras-flaviano-de-melo
Os serviços se concentram no quarteirão entre as ruas Sebastião Furlan e Tenente Manoel Alves dos Anjos Foto: Guilherme Berti

Com o início dos trabalhos, o trânsito de veículos na Rua Professor Flaviano de Melo foi interditado entre as ruas Sebastião Furlan e Tenente Manoel Alves dos Anjos. A circulação de ônibus no Terminal Central, no entanto, não sofreu alterações, uma vez que a saída dos veículos que utilizam a Sebastião Furlan para chegar à Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco continua liberada. Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes monitoraram as condições de tráfego na região central e realizaram ajustes na sinalização implantada, inclusive com reforço no aviso aos motoristas sobre a interdição.

A orientação da pasta é para que os motoristas evitem trafegar pela região em obras e utilizem os corredores da Rua Ipiranga ou da Rua Engenheiro Gualberto, que é acessado pela Rua Presidente Campos Salles, para cruzar a região central.

Obras

As obras no quarteirão da Rua Professor Flaviano de Melo entre as ruas Sebastião Furlan e Tenente Manoel Alves dos Anjos iniciam a implantação de um novo sistema de drenagem na via. Ao todo, serão implantados 800 metros de rede de drenagem, 1.400 metros de redes de água e outros 1.400 metros de redes de esgoto na extensão desde as proximidades do Terminal Central até o cruzamento com a Rua Padre João e na Praça Monsenhor Roque Pinto.

Além dos trabalhos de melhoria na infraestrutura da região, as obras de renovação urbana e revitalização também preveem o alargamento das calçadas da Rua Professor Flaviano de Melo entre a rua Braz Cubas e a rua Padre João, além da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros.

Na Flaviano, as calçadas de um dos lados da via passarão a ter 1,50 metro de largura e o espaço para a passagem dos carros terá 3,50 metros, com piso intertravado e sistema traffic calm de circulação de veículos. Toda extensão restante será para a outra calçada, que também terá bancos, lixeiras, bicicletários e espaços semelhantes a pequenas praças. A estrutura terá acessibilidade total para pessoas com deficiência e um trabalho de paisagismo especialmente desenvolvido para o projeto.

A Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros receberá as mesmas intervenções da Flaviano de Melo e será integrada à Praça Coronel Benedito de Almeida, que será ampliada até a estrutura da catedral de Santana, também com a adoção do traffic calm para a circulação de veículos.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios