Prefeitura inaugura a 2ª fase da canalização do Córrego dos Canudos neste sábado (30/08/2014)

As obras de canalização e urbanização do córrego dos Canudos e a pavimentação da Avenida Júlio Simões, em Braz Cubas, estão concluídas. A inauguração será feita neste sábado (30/08/2014), às 11h00. A obra contempla ainda uma praça com Academia da Terceira Idade (ATI), um campo para a prática de esportes, além de pista de caminhada, ciclovia e piso podotátil, em atendimento às normas de acessibilidade.

Canalização do Córrego dos Canudos
A região também está recebendo intervenções de saneamento básico, com implantação de redes de água e esgoto, além da construção de equipamentos urbanos. Foto: PMMC

Além da fase 2, estão em andamento as fases 3 e 4 das obras. A fase 3, que fica na altura da Vila Estação, está com cerca de 40% de conclusão, compreende um trecho de 1,7 quilômetros e consiste na regularização do córrego entre o rio Tietê e a linha férrea. O trabalho específico de concretagem do canal está 60% concluído e a previsão de conclusão é até o final deste ano. Já a fase 4, que teve início recentemente, contempla a construção da segunda pista da Avenida Júlio Simões, no mesmo trecho da fase 1, e deve estar concluída em maio de 2015.

Em todas as fases, as obras vêm aliadas à implantação de redes de coleta de esgoto, o que vai garantir, ao final de todo o trabalho, que a bacia do Canudos fique 100% livre do despejo de resíduos, uma vez que todo o material passará a ser encaminhado para tratamento. Isso representa um significativo acréscimo em saúde pública e qualidade de vida para as cerca de 70 mil pessoas que residem no entorno do córrego e estão sendo diretamente beneficiadas pelos trabalhos.

urbanização do Canudos
A fase 4 compreende a construção da segunda pista da Av. Júlio Simões, no trecho entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão. Foto: PMMC

Além do aspecto estrutural, há também o estético, que está passando por uma grande transformação com as obras de canalização. Dentro dessa linha, o canteiro central da Avenida Júlio Simões, quase na esquina com a Avenida Japão, vai ganhar uma escultura, assinada pelo artista plástico Mauricio Chaer. Confeccionado em ferro, cimento e um posterior revestimento com pastilhas vidrotil coloridas, o monumento tem 10 metros de altura e representa uma flor, de título Amanhecer, em alusão ao nascimento de um novo bairro. “É uma singeleza em um bairro que também está amanhecendo”, declarou Chaer, que trabalha na conclusão da escultura.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios