Mogi sediará partidas da Liga Sul-Americana de Basquete 2014

A Liga Sul-Americana 2014 vai começar em solo brasileiro. Na manhã desta segunda-feira (25/08/2014), a ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) anunciou as sedes e os grupos da 19ª edição da competição continental e a cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, foi escolhida para abrigar as partidas da chave que dará início à competição.

Um dos três representantes do Brasil no torneio sul-americano, o Mogi das Cruzes/Helbor será o anfitrião do Grupo A e terá como rivais Libertad Sunchales (ARG), Malvín (URU) e La Salle/Tarija (BOL) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro ao lado de sua torcida, no Ginásio Professor Hugo Ramos.

Além do esquadrão mogiano, quarto colocado do último NBB, outras duas equipes brasileiras lutarão pelo título da Liga Sul-Americana 2014 e uma delas será o Winner/Limeira, que ficou com a sexta posição do NBB 6. Em sua primeira participação na história da competição, o time do interior paulista disputará o Grupo C, que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, na capital uruguaia Montevidéu, e terá como adversários o Aguada (URU), Argentino de Junín (ARG) e Importadora Alvarado (ECU).

nbb2013-2014-oitavas-jogo3
O Mogi das Cruzes/Helbor será o anfitrião do Grupo A. Foto: Allan Conti/ Divulgação

Dono da quinta colocação da última temporada do NBB, o UniCEUB/BRB/Brasília será o outro representante nacional no campeonato e defenderá seu título na competição continental e fará parte do Grupo D, que acontecerá na cidade de Maturín, na Venezuela, entre os dias 21 e 23 de outubro. Os rivais do time candango serão o anfitrião Guacharos de Maturín (VEN), Defensor (URU) e Guerreros de Bogotá (COL).

Na única chave sem a presença de brasileiros, CKT (ECU), o tradicional Boca Juniors (ARG), Aduaneros de Valencia (VEN) e Club Tinguaririca (CHI) se enfrentarão na cidade de Ambato, no Equador, entre os dias 07 e 09 de outubro. A tabela de jogos será divulgada nas próximas semanas.

Assim como nos anos anteriores, a edição de 2014 da Liga Sul-Americana será disputada em três etapas. Na primeira delas, as equipes atuarão entre si dentro dos grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao próximo estágio. Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores de cada lado chegarão ao Final Four, que novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final).

Os jogos serão realizados em Mogi entre 30/09 e 02/10. Foto: Brito Júnior/Divulgação

A tabela de jogos da Liga Sul-Americana 2014 será divulgada nas próximas semanas pela ABASU. Quem vencer o torneio da América do Sul receberá o direito de participar da Liga das Américas 2015, que já tem três representantes brasileiros confirmados: o atual campeão Flamengo. Paulistano/Unimed e São José/Unimed, segundo e terceiro colocados do último NBB.

É um grande prazer para todos nós que fazemos parte da família de basquete sul-americano anunciar mais uma edição da Liga Sul-Americana. Teremos 16 clubes de alto nível que vão lutar pela glória máxima do basquete sul-americano e também por uma vaga na Liga das Américas 2015. Estamos confiantes de que este ano de 2014 será o melhor da história da competição e vai trazer uma festa para todos os amantes do nosso esporte”, disse Gerasime “Grego” Bosikis, presidente da ABASU.

Confira os grupos e as datas da Liga Sul-Americana 2014:

Grupo A (30/09 a 02/10): Mogi das Cruzes (Brasil)
Mogi das Cruzes/Helbor (BRA)
Libertad Sunchales (ARG)
Malvín (URU)
La Salle/Tarija (BOL)

Grupo B (07/10 a 09/10): Ambato (Equador)
CKT (ECU)
Boca Juniors (ARG)
Aduaneros de Valencia (VEN)
Club Tinguaririca (CHI)

Grupo C (14/10 a 16/10): Montevidéu (Uruguai)
Aguada (URU)
Winner/Limeira (BRA)
Argentino de Junín (ARG)
Importadora Alvarado (ECU)

Grupo D (21/10 a 23/10): Maturín (Venezuela)
Guacharos de Maturín (VEN)
UniCEUB/BRB/Brasília (BRA)
Defensor (URU)
Guerreros de Bogotá (COL)

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios