Inscrições abertas para oficinas gratuitas de cinema em agosto e setembro/2014

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de cinema, que serão promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, pelo programa Cine(Poe)Mas. São duas oficinas, sendo uma de produção de cinema e outra de filmagem. A princípio elas serão feitas separadamente, em três dias do mês de agosto e princípio de setembro. Já a partir do dia 11 de setembro, os dois temas se fundem e as oficinas passam a ser realizadas juntas.

Os interessados têm até o dia 17 de agosto para se inscrever. São 15 vagas no total, voltadas para pessoas com idade a partir de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Cultura.

Oficinas do Cine(poe)mas serão ministradas n
As Oficinas do Cine(poe)mas serão ministradas no Casarão do Carmo. Foto: PMMC

A oficina de produção de cinema será ministrada pela artista, videomaker, editora, designer e performer Carina Bueno de Macedo. A profissional é formada pelas Universidad de Buenos Aires (Desenho de Imagem e Som) e Universidade de São Paulo (Letras), além de ter estudado direção cinematográfica a Academia Internacional de Cinema. Trabalha com assistência de arte, figurino, câmera e edição de vídeos.

Carina dirigiu clipes e curta-metragens, como “O Silêncio de Vitta” (veja abaixo), exibido no Cinesesc, na Sessão Comodoro, no cineclube Art Deco e na Virada Cultural Paulista 2014. Cobriu o festival de cinema independente BAFICI, em 2010, na Argentina, para o site “Olhos Livres”. É co-fundadora do coletivo BIOMA, que se apresentou em outubro de 2013 na mostra performática Vênus Terra e também co-fundadora do coletivo de Street Art “House of Caraglio”.

Já a oficina de filmagem será comandada por Lucas Scandura, profissional formado em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também fez graduação específica em roteiro. Interessado em educação, em outras linguagens artísticas, e, sobretudo, na fusão delas, trabalhou na produção executiva de duas peças teatrais e em outros tipos de evento e atividades culturais em São Paulo, além de projetos de arte-educação e circulação.

Também criou e ministra o curso “Expressão Cênica”, que trabalha a consciência corporal com base nos jogos teatrais e cursos de audiovisual. Atualmente está se dedicando a projetos independentes de sua autoria, por meio dos quais consegue imprimir seu lado criativo, como o clipe “A Fome do Fetiche” e o curta “CAUSA VITAE CURRICULUM”.

SERVIÇO:

Oficinas de Cinema – CINE(POE)MAS
Local: Casarão do Carmo
Endereço: Rua José Bonifácio, nº. 516 – Centro Histórico

Oficinas:

Produção de Cinema – terças-feiras: 19, 26/08 e 02/09, das 15h00 às 18h00.
Filmagem – Quintas-feiras 21, 28/08 e 04/09, das 15h00 às 18h00.

OBS.: A partir de 11 de setembro os dois temas se fundem e as oficinas passam a ser realizadas às quintas-feiras a partir das 14h00.

Vagas: 15
Faixa etária: 14 anos
Inscrições: As inscrições vão até o dia 17 de agosto e devem ser realizadas pessoalmente na Secretaria de Cultura (Rua Cel. Souza Franco, 993 – Centro).

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios