Expo Mogi 2014 terá feira de negócios e shows musicais

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã desta segunda-feira (09/06/2014), da solenidade de apresentação da Expo Mogi 2014. A festa, feita em comemoração ao aniversário da cidade, acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, quando Mogi das Cruzes completa 454 anos de fundação. Em parceria com a Associação Comercial do município, o evento vai mesclar feira de negócios com shows musicais, praça de alimentação e artesanato.

No que compete à Associação Comercial, haverá 108 estandes para exposição de agronegócios, comércio, indústria e serviços, numa área total de 2.500 metros quadrados. Neste ano, para melhor atender as demandas dos expositores, a ACMC criou um novo corredor com estandes menores, de 2m x 2m. Haverá ainda espaço para cinco outlets, que vão comercializar durante os quatro dias de festa.

A praça de alimentação, assim como já era feito em outros anos, será 100% utilizada por entidades socioassistencialistas do município, que serão selecionadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Serão 16 estandes que ficarão à esquerda do público que entra na festa pela Avenida Cívica. As entidades não pagam pela estrutura das barracas e ficam com toda a verba proveniente da venda dos itens alimentícios.

Capital Inicial
A banda Capital Inicial será uma das atrações da Expo Mogi 2014. Foto: MRossi

A feira ‘Mogi Feita à Mão’ será instalada no espaço interno do prédio, onde tradicionalmente é servido o afogado da Festa do Divino Espírito Santo. Ali deverão atuar 53 artesãos, mais outros artistas plásticos que atendam ao chamamento público, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Este é a parte da festa também conhecida como ‘Feira de Artes e Flores’, pois, além dos artistas, deve haver ainda exposição de flores e orquídeas.

Programação musical

A programação musical é um dos pontos altos da Expo Mogi 2014. A festa vai promover dois shows musicais por noite, sendo uma atração local e outra banda ou artista convidados, de reconhecida atuação em todo o país. Os estilos musicais variam entre rock, samba, música infantil e Música Popular Brasileira.

Na sexta-feira (29/08), a apresentação de abertura fica por conta da banda Murrugas, a partir das 19h00. Na sequência, às 21h00, será a vez da Banda Capital Inicial, liderada pelo cantor Dinho Ouro Preto. Já no sábado (30/08), a Comunidade Samba Mogi esquenta os tamborins às 19h00, com o melhor do samba raiz, para que o Grupo Só Pra Contrariar, do cantor Alexandre Pires, empolgue o público com o show “Tour 25 Anos”, às 21h00.

No domingo (31/08) a programação se inverte. Primeiro, às 19h00, vai se apresentar o grupo Palavra Cantada, que é formado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit e está há 20 anos na estrada, fazendo canções infantis aclamadas pela crítica. O show terá a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do coral Canarinhos do Itapety e também do coral de mil vozes, formado por crianças e jovens de instituições de ensino do município. Depois, às 21h00, será a vez de Carlos Mello e Banda encerrarem o domingo com um repertório de MPB.

Essa parceria vocal entre artistas consagrados e alunos da cidade já foi realizada em edições anteriores da Expo Mogi. Em 2013 o coral de mil vozes acompanhou o cantor Jorge Vercillo, em 2012 fez o mesmo com Fábio Júnior, em 2011 cantou ao lado de Elba Ramalho e, em 2010, dividiu o palco com Milton Nascimento. Em 10 anos de estrada, os Canarinhos do Itapety já dividiram os holofotes com outros grandes nomes da MPB, como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Flávio Venturini e Lô Borges.

Na segunda-feira (), último dia da ExpoMogi, as apresentações musicais ficam por conta do mogiano de repertório romântico, Fernando Maque – às 18h00 – e da eterna “Ternurinha” Wanderléa. O último show da Expo Mogi segue a linha de anos anteriores, de uma apresentação mais voltada à família e também a pessoas da terceira idade. A rainha da Jovem Guarda fará show a partir das 19h00.

Palavra Cantada
A Palavra Cantada existe desde 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram criar novas canções para as crianças brasileiras. Foto: Divulgação/ Internet

Agradeço novamente à parceria da Associação Comercial na organização deste, que já se tornou mais um evento tradicional na agenda cultural do município. A Expo Mogi é um evento interessante porque agrada todas as partes envolvidas, desde os comerciantes, indústrias até artesãos, agricultores, as entidades e o público em geral. Buscamos, aliás, promover a cada dia um espetáculo para um público específico”, declarou o prefeito, Marco Bertaiolli.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, explica que a seleção dos artistas de renome foi feita pensando justamente na diversidade do público. “Sempre procuramos oferecer algo para os jovens, algo para a família e algo para a terceira idade. Para nos auxiliar na escolha do nome que agradaria a terceira idade, por exemplo, fizemos uma pesquisa informal junto à Coordenadoria Municipal do Idoso”, explicou.

A Expo Mogi tem início às 15h00 da sexta-feira (29/08). Nos demais dias, abre a partir das 10h00. Em todos os quatro dias a feira fica montada até as 22h00. A entrada do público será sempre pela Avenida Cívica, com entrada gratuita, e os shows também serão gratuitos. 🙂

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios