Safra 2014 do Caqui será lançada neste domingo (30/03)

Neste domingo (30/03/2014), a partir das 7h00, acontecerá o lançamento da Safra do Caqui 2014 no Mercado Municipal do Produtor Minor Harada, no Mogilar (veja o mapa). Durante o evento, os visitantes poderão degustar vários produtos feitos a partir da fruta, como sucos, sorvetes, pães e tortas. O evento é organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Agricultura, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sebrae, Fatec, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e Associação dos Fruticultores do Alto Tietê (Afruti).

O evento já se tornou tradição na cidade e os objetivos são valorizar a produção local e incentivar as várias formas de usos e consumo da fruta. “Mogi das Cruzes é referência nacional na produção de caqui. Somos responsáveis por 55% do que é produzido no Brasil”, observou o secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, que também destaca as propriedades nutricionais do produto. “Tem fibra, não tem gordura e é indicado para evitar doenças cardiológicas“, ressalta.

caqui-2013
Visitantes poderão conferir as diferentes espécies da fruta e degustar algumas receitas, como sorvetes, sucos, pães e tortas.

Esse aspecto nutricional foi um dos fatores que levou a fruta para o cardápio dos alunos da rede municipal desde 2010. Mais de 39 mil estudantes degustarão a fruta durante a safra de 2014. “Além de conhecer um fruto produzido em nossa cidade, as crianças receberão um alimento saudável e nutritivo, que já caiu no gosto delas”, disse Nagao. A cidade tem uma produção anual estimada em mais de 60 mil toneladas. São mais de 1,7 mil hectares de área destinada à produção da fruta e 473 produtores.

No lançamento deste domingo, além das receitas feitas a partir da fruta e já são mais de 200 catalogadas, os visitantes poderão conhecer também seus diferentes tipos. Há o caqui fuyu (achatado) e o guiombo (ovalado), que devem ser consumidos ainda duros, e se diferenciam pelo fato de o primeiro ter sabor adocicado e textura macia, e o segundo ser doce e crocante. Já variedade rama-forte é a que deve ser consumida bem madura.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios