Novo Basquete Brasil 2013/2014 – Rodada 18

Foi de tirar o fôlego. No Ginásio Paulo Saraste, em Fortaleza, o SKY/Basquete Cearense contou com dois pontos do ala/pivô Felipe praticamente no estouro do cronômetro para vencer o Mogi das Cruzes/Helbor, de maneira dramática, pelo placar de 71 a 69, neste sábado (18/01/2014).

O cestinha da vitória do esquadrão nordestino foi o ala Jimmy, com 17 pontos, seguido pelos norte-americanos DeVon Hardin e Brandon Brown, que marcaram 14 e 12 pontos, respectivamente. Do outro lado, o grande destaque ficou por conta do pivô Jeff Agba, autor de um imponente duplo-duplo de 23 pontos e 15 rebotes.

Este foi o sétimo triunfo em 16 jogos (43,8% de aproveitamento) do time de Fortaleza na atual temporada do NBB. Com a derrota, Os mogianos agora possuem a mesma campanha dos nordestinos e as equipes dividem a décima posição na tabela de classificação.

Equilíbrio. Esta foi a grande tônica da partida durante o primeiro quarto. Com um bom ritmo, as duas equipes apresentaram um bom rendimento na parcial inicial e iniciaram o duelo em solo cearense de maneira bastante parelha. Para fechar o período na frente, por dois pontos, o time da casa contou com boa produção dos alas Jimmy e André, que juntos marcaram 12 dos 18 pontos da equipe. Enquanto isso, Mogi teve na sua dupla de garrafão formada por Jeff Agba e Thomas sua grande arma nos primeiros minutos da partida e os jogadores anotaram dez dos 16 tentos do time.

NBB 2013/2014
Jimmy, do Basquete Cearense, e Simões, do Mogi. Foto: LC Moreira/ Divulgação

A partida seguiu “lá e cá” no segundo quarto. Para seguir no controle da partida, o Basquete Cearense contou com boas jogadas de Erick Camilo. O jovem pivô, de 21 anos, saiu do banco de reservas e foi a principal figura do período, ao marcar sete dos nove pontos que tentou. Com o bom rendimento do garoto, o esquadrão nordestino fechou a primeira metade do confronto com três pontos de frente: 37 a 34.

O Mogi voltou melhor dos vestiários e não demorou a virar o jogo, graças a dupla de norte-americanos Jeff Agba e Jason Smith. No embalo dos gringos, que marcaram 19 dos 21 pontos da equipe no terceiro quarto (dez do pivô e nove do armador), os comandados do técnico espanhol Paco García mandaram na parcial – vencida por 21 a 10 – e carregaram uma vantagem de oito pontos para o último e decisivo período: 55 a 48.

Sem se abalar com o rendimento ruim no período anterior, o Basquete Cearense voltou com tudo para a parcial final e conseguiu sair com a vitória. Pouco a pouco, a equipe foi diminuindo a desvantagem no placar e a virada veio somente nos dois minutos finais. Dois pontos atrás (66 a 64), o time nordestino contou com dois lances livres certeiros do norte-americano DeVon, com uma bandeja de Jimmy e um ponto de André para assumir a ponta do placar (69 a 66), já nos últimos instantes do jogo.

Restando seis segundos para o estouro do cronômetro, os visitantes tiveram a posse de bola nas mãos e conseguiram o empate. Ao tentar um arremesso de três pontos, Filipin sofreu falta, converteu os três lances livres e deixou o placar igual com quatro segundos para o fim do duelo. Foi então que brilhou a estrela de Felipe. Com dois pontos, o ala/pivô decretou a suada vitória dos cearenses e fez a festa da torcida local.

Outros resultados da 18ª Rodada:

Pinheiros 77 x 95 São José
Brasília 82 x 67 Limeira
Uberlândia 98 x 86 Macaé Basquete
Goiânia 83 x 87 Bauru
Paulistano 96 x 61 Espírito Santo
Liga Sorocabana 79 x 76 Minas
Franca 70 x 80 Flamengo

Próxima Rodada:

23/01/2014 (quinta-feira) às 20h00
Franca x Mogi das Cruzes
Ginásio Pedrocão – Franca (SP)

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios