Novo Basquete Brasil 2013/2014 – Rodada 14

O Winner/Kabum/Limeira fechou mais uma rodada na ponta da tabela de classificação do NBB 2013/2014. Na noite desta terça-feira (07/01/2014), a equipe comandada pelo técnico Demétrius levou a melhor sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, pelo placar de 78 a 67, e chegou ao décimo triunfo em 12 partidas realizadas na competição nacional (83,3% de aproveitamento).

Para sair vencedor e não dar chances ao vice-líder Pinheiros/SKY assumir a liderança do maior campeonato de basquete do país, o time do interior paulista contou com um ótimo desempenho no último quarto (vencido por 29 a 15). Os destaques individuais ficaram pelos dois estrangeiros da equipe: o norte-americano David Jackson foi o cestinha, com 22 pontos, e o dominicano Ronald Ramon, que atingiu a marca de 1.500 pontos na história do NBB, contribuiu com outros 19 tentos.

Sem poder contar com o trio Gustavinho, Filipin e Bábby, todos lesionados, Mogi teve no ala/pivô Thomas Gherke, autor de 22 pontos, sua principal figura na partida. Com o resultado negativo, o time soma agora uma campanha de sete vitórias e seis derrotas (53,9% de aproveitamento).

NBB 2013/2014
Jeff Agba, do Mogi. Foto: Allan Conti/Divulgação

O jogo começou bastante equilibrado, mas com as duas equipes apresentando táticas de jogo bem diferentes. Enquanto o time da casa converteu seus 12 primeiros pontos graças a quatro bolas de três pontos certeiras – duas do recém-chegado Smith, uma de Thomas e outra de Jefferson –, a equipe visitante explorou bastante o seu forte garrafão e a dupla Wagner e Fiorotto roubou a cena nos minutos iniciais. Sempre com Mogi à frente, o primeiro quarto foi bastante dinâmico e terminou com os comandados do técnico espanhol Paco García três pontos na frente: 18 a 15.

Maior pontuador do Limeira no NBB, o norte-americano David Jackson iniciou a partida no banco de reservas. Mas isso não foi problema para o jogador brilhar no segundo período, marcar dez pontos e comandar a virada de sua equipe. Enquanto isso, Mogi não obteve um bom aproveitamento nos arremessos, exagerou no número de erros e marcou apenas oito pontos em toda a parcial. Desta maneira, o esquadrão limeirense fechou a primeira metade do confronto com sete pontos de vantagem (33 a 26).

Depois da baixa produção ofensiva no período anterior, Mogi voltou com tudo para o terceiro quarto. Com destaque para as atuações de Thomas e Patekoski, que marcaram dez e nove pontos, respectivamente, e de Smith, autor de mais dois tiros certeiros de longa distância, a equipe da casa conseguiu desbancar os limeirenses e assumir a ponta do placar. Para não deixar os mogianos dispararem na liderança do marcador, os visitantes voltaram a contar com bons lances de Jackson, além de bom desempenho de Ramon. Então, o jogo chegou para seus dez minutos finais com os times separados por apenas três pontos: 52 a 49 a favor dos anfitriões.

Com a mão calibrada, Ramon começou a parcial final em grande estilo e, em menos de três minutos, marcou sete pontos para recolocar os limeirenses à frente (58 a 56). Na sequência, Mogi voltou a melhorar e roubou a ponta do placar (63 a 62). Mas Limeira contou desta vez com Jackson, autor de cinco pontos seguidos, para não só retomar a ponta do marcador como abrir quatro pontos de vantagem (67 a 63), com pouco mais de quatro minutos para o fim do confronto. Sem dar chances aos donos da casa, os líderes do NBB mantiveram um bom nível nos minutos finais e asseguraram a importante vitória fora de casa, que manteve a equipe na ponta da tabela de classificação.

Outros resultados da 14ª Rodada:

Franca 91 x 82 São José
Goiânia 82 x 83 Espírito Santo
Palmeiras 69 x 71 Liga Sorocabana
Brasília 82 x 54 Minas
Basquete Cearense 84 x 80 Bauru

Próxima Rodada:

11/01/2014 (sábado) às 18h00
Flamengo x Mogi das Cruzes
Tijuca Tênis Clube – Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios