Secretaria de Transportes faz estudo de mobilidade para melhorar cruzamentos da Perimetral

O Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Transportes está iniciando nesta quinta-feira (05/12/2013) um estudo de mobilidade, que tem por objetivo melhorar as condições do trânsito de dois importantes cruzamentos da cidade: a esquina da Avenida Henrique Peres com a Avenida Japão e também com a Rua Dom Luiz de Souza, em Braz Cubas. O primeiro local recebeu uma câmera de monitoramento, que captará imagens das duas intersecções, fornecendo todas as informações necessárias para a elaboração do levantamento técnico.

Com a câmera em funcionamento, será possível analisar uma série de aspectos, como a caracterização física dos cruzamentos no que tange à geometria do local, a sinalização existente e a visibilidade dos semáforos. Simultaneamente serão realizadas contagens do volume de veículos que trafegam pelos cruzamentos durante os dias úteis e aos finais de semana. As filmagens em campo serão feitas ininterruptamente até este domingo (08/12). A câmera foi instalada em um local que não prejudica ou interfere na circulação de veículos e pedestres.

camera-de-monitoramento
O equipamento com câmera de monitoramento é dotado de painel solar, e não requer ponto externo de energia elétrica. Foto: Guilherme Berti

As contagens de fluxo veicular vão possibilitar a elaboração de programações semafóricas adequadas às diversas variações detectadas. Essas programações serão realizadas com um software de origem alemã que permite adequar o fluxo de veículos à capacidade da via, diminuindo as esperas nos semáforos e permitindo a redução nos transtornos de moradores da região e usuários dos dois acessos. A expectativa, portanto, é uma diminuição significativa nas filas e nos congestionamentos.

Serão elaborados também planos operacionais para atender os dias mais atípicos como vésperas de feriados e finais de semana das férias. Isso é fundamental em se tratando dessa região, pois os dois cruzamentos estão na rota de saída de Mogi das Cruzes para o litoral, trajeto esse que deve ser feito por milhares de pessoas ao longo das próximas semanas.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios