Temporada 2013/2014 do NBB é apresentada

Está tudo pronto para o início do NBB 2013/2014. Na manhã da última sexta-feira (09/11/2013), na Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), a sexta edição do maior campeonato de basquete do país teve suas atividades abertas. Com a presença de todas as equipes, por meio de atletas, técnicos e dirigentes, foi realizada a cerimônia de abertura oficial da competição.

coletivaNBB_15
Atletas, técnicos e dirigentes durante o evento. Foto: Ricardo Ramos/LNB

Para este ano, o NBB contará com a presença de 17 equipes, oriundas de seis Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Em relação à última temporada, 15 times permanecem na disputa campeonato nacional: Flamengo, Unitri/Magazine Luiza (MG), Paschoalotto/Bauru (SP), São José/Unimed (SP), Uniceub/BRB/Brasília (DF), Vivo/Franca (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), Minas Tênis Clube (MG), SKY/Basquete Cearense (CE), Winner/Kabum/Limeira (SP), Liga Sorocabana de Basquete (SP), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Espírito Santo Basquetebol (ES) e Palmeiras/Meltex (SP). Enquanto isso, Macaé Basquete (RJ) e Universo/Goiânia (GO) serão os estreantes da temporada 2013/2014.

Fórmula de disputa do NBB 2013/2014

Os 17 clubes participantes do NBB 2013/2014 se enfrentarão entre si em dois turnos durante a fase de classificação. Os 12 melhores colocados avançam para os playoffs, sendo que os quatro primeiros se garantem automaticamente nas quartas de final da competição. As equipes que ficarem entre o quinto e o 12º lugares disputarão as oitavas de final e os quatro vencedores de suas respectivas séries se classificarão para as quartas.

Depois disso, os vencedores das quartas de final avançarão às semifinais e enfim serão conhecidos os finalistas do campeonato nacional. A decisão do NBB seguirá em jogo único e a equipe com melhor campanha na fase de classificação terá o direito de sediar a partida que definirá o campeão da sexta edição da competição.

Enquanto isso, as séries de oitavas, quartas e semifinal seguirão sendo disputadas em uma melhor de cinco jogos, mas com uma novidade. Para este ano, os confrontos serão realizados da seguinte maneira: as partidas de número 1, 2 e 5 ocorrerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação, enquanto que os jogos 3 e 4 acontecerão sob o mando do time com campanha inferior. Junto da alteração, também foi definida a extinção da reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs. A partir desta temporada, o chaveamento dos times até a Final já estará definido ao término da fase de classificação.

Outra novidade do NBB 2013/2014 fica por conta do novo critério estabelecido para o ascenso e descenso das equipes. Agora, os dois últimos colocados do campeonato na fase de classificação estarão automaticamente rebaixados para a Segunda Divisão, enquanto o campeão da divisão de acesso passará a fazer parte do quadro de equipes da principal competição de basquete do Brasil na temporada 2014/2015. A LNB definirá o regulamento completo da Segunda Divisão nas próximas semanas.

Fonte: Liga Nacional de Basquete

Anúncios