Prefeitura inaugura base da Cure 192 em Braz Cubas neste sábado, 14/09/2013

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura neste sábado (14/09/2013), às 11h00, a base descentralizada da Cure 192 – Central de Urgências, Remoções e Emergências em Braz Cubas, evento que faz parte das comemorações pelo 453º Aniversário da Cidade, que se estendem ao longo do mês de setembro. A nova unidade deverá agilizar o atendimento aos chamados que se concentram naquela região da cidade. O serviço vai funcionar junto à unidade do Corpo de Bombeiros de Braz Cubas, que fica na Avenida Henrique Peres, nº 11.

A nova unidade funcionará de forma integrada com a Central de Regulação da Cure 192, no bairro do Shangai. “Atualmente, contamos com bases no Shangai e também nos municípios parceiros, que são Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá e Guararema. Quando ocorre algum acidente, mandamos viaturas das bases que estão mais próximas da ocorrência para que o atendimento seja agilizado. A base de Braz Cubas amplia essa facilidade de atendimento“, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, que também preside o Cresamu – Consórcio Regional do Samu – Serviço Móvel de Urgência.

cure-braz-cubas
Foto: Coordenadoria Municipal de Comunicação

Segundo ele, o principal objetivo da unidade do Samu em Braz Cubas é reduzir o tempo de resposta de atendimento. Atualmente, a região de Braz Cubas recebe uma média de 700 chamados mensais, número que pode ser ainda maior considerando a região próxima ampliada e o Distrito de Jundiapeba. “Essa é uma ação de logística e planejamento criada para operacionalizar e melhorar o atendimento, reduzindo o tempo de espera por socorro”, acrescenta o secretário.

Outra vantagem será a integração dos chamados recebidos pelo Corpo de Bombeiros e Samu, a exemplo do que já ocorre na base do Shangai desde 2011, quando foi inaugurada a Cure 192. Com a interligação, ao ligar para o telefone 192 o cidadão é atendido por um técnico de regulação capaz de identificar o tipo de socorro mais adequado para cada ocorrência. Daí, parte da unidade, a regulação para o envio da viatura mais indicada para o atendimento de um caso clínico, acidente de trânsito ou incêndio.

base-cure-192-bc
Foto: Ney Sarmento

A Cure 192 integra os chamados e atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, Samu e Setor de Ambulâncias da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O serviço funciona por meio de um consórcio formado por cinco municípios: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá e Guararema. O modelo de gestão adotado tem servido como exemplo para outros municípios, que têm solicitado visitas monitoradas para conhecer detalhes do trabalho.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios