Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes terá 83 atrações

Às 19h00 desta sexta-feira (04/05/2012) será realizado, no Theatro Vasques, o lançamento da Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes. O evento, que chega a sua quarta edição na cidade, e será realizado nos dias 19 e 20 de maio, foi pré-apresentado na tarde desta quinta-feira (03/05) pelo secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, e alcança neste ano um número recorde de atrações; são 83 no total, sendo 65 exclusivamente mogianas e 18 agendadas pelo Governo do Estado. Vale lembrar que a primeira Virada, em 2009, contou com 14 atrações, a segunda teve 59 e a terceira 70.

Outro recorde é o número de palcos que serão utilizados para o evento; 11, sendo que em anos anteriores o máximo havia sido sete. Destes, três manterão atrações durante 24 horas: a Avenida Cívica, que é o palco principal, o Theatro Vasques e o Largo do Carmo. Mas o público interessado encontrará atrações também na Praça Norival Tavares, Ciarte, Terminal Central, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Rosário, Largo Bom Jesus, Casarão do Carmo e Praça João Antonio Batalha (Praça do Shangai).

Na Praça Norival Tavares, Ciarte e Terminal Central o foco ficará com as artes visuais. É na Norival Tavares, inclusive, que acontecerá o primeiro evento da programação; mais uma edição do Pintura ao Vivo, evento que consiste na exposição e venda de quadros de artistas mogianos em um espaço público privilegiado da cidade. A exposição acontece no dia 19 de maio, das 10h00 às 15h00. A abertura oficial da Virada, entretanto, acontece no dia 19 de maio, às 18h00, no Theatro Vasques, e o encerramento também será por volta das 18h00 do dia seguinte.

A expectativa é receber um público de 30 mil pessoas, especialmente em palcos como a Avenida Cívica, onde as apresentações serão ininterruptas. É para a Avenida Cívica também que estão confirmadas as maiores atrações, como o show da banda Plebe Rude, marcado para a meia-noite do dia 20, e de Moraes Moreira, que encerra a programação, às 18h00 do mesmo dia. Às 16h30 também do dia 20 os fãs de Mallu Magalhães poderão conferir show da cantora, compositora e instrumentalista. Já no dia 19, um dos destaques é a apresentação da mogiana e conhecida Band It!, às 21h00.

Confira a programação completa da Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes

No Theatro Vasques a programação também será intensa; ela se inicia às 18h30 do dia 19, logo após a abertura oficial, e se estende até as 16h30 do dia seguinte. São ao todo 19 apresentações protagonizadas por diversos grupos teatrais, sendo três de Mogi – Fantochia, Cia. Lenda Urbana e Grupo Teatral 4 Cobras.

Já no Largo do Carmo, seguindo a tradição do local, o destaque ficará com as bandas de rock, e serão 13 apresentações, começando às 18h00 do dia 19 e se estendendo até as 16h20 do dia 20. Entre os destaques, estão as bandas Telerock´s, Lady Luck e Claus Monzani Ballanotti, que também é mogiano.

No Largo Bom Jesus, haverá apresentações de MPB e cultura popular, com artistas como Waldir Vera, Serginho Machado e o grupo Jabuticaqui. Já na Praça do Shangai o choro e o samba serão os protagonistas, com apresentações de Xavier Filho e a Banda Polenta, Aline Chiaradia e o Trio Aperto de Mão e Sollano e Banda Capadócia.

A cantora Mallu Magalhães se apresenta no dia 20, no palco da Avenida Cívica

A Praça Oswaldo Cruz receberá apresentações de sertanejo e dança, o Casarão do Carmo terá música, stand up e dança e o Largo do Rosário apresentará hip hop e música eletrônica.

Estamos com uma programação bastante extensa e muito variada, já que o intuito é agradar a todos. Em Mogi sempre priorizamos os artistas da cidade, e por isso mesmo neste ano estamos com um número recorde de apresentações locais. Montaremos também palcos próximos uns dos outros, para permitir que as pessoas circulem a pé de um local para o outro, e possam conferir diversas atrações consecutivas”, destacou o secretário, ao lembrar ainda que a Virada Cultural deste ano terá a peculiaridade de acontecer simultaneamente à Festa do Divino Espírito Santo.

A Virada Cultural Paulista é um evento anual promovido numa parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado. O intuito é promover 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos e inteiramente gratuitos. O Governo do Estado cuidou do agendamento de alguns artistas, enquanto que a Prefeitura providenciará toda a infraestrutura. Neste ano, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 27 receberão edições próprias da Virada Cultural.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios

6 comentários sobre “Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes terá 83 atrações

  1. Concordo com tudo que disse, Cassio…sou moradora de um desses conjuntos residenciais e mãe de um bebê que sofre para dormir nesses dias . A Lei do Silêncio é desconsiderada por esta prefeitura que inventa uma avenida destinada a eventos em uma área totalmente inadequada para estes fins…Ótimo que exista a “viradinha” mogiana, mais ótimo ainda se fosse beeeeem longe do meu apto!

    Curtir

  2. virada cultural em mogi não tem organização nenhuma, o ano passado ia ter uma peça de stand-up no teatro municipal com o marcelo messenger programado para as 02:00 se eu não me engano e só poderia retirar os ingressos com uma hora de antecedencia e eu fui com meu filho uma hora e meia antes para pegar os ingressos e quando nós chegamos lá não havia mais ingressos, como assim ? se ele só seriam entregues com uma hora de antecedencia ???
    ai eu perguntei lá no teatro e ninguem soube me responder porque os mesmos foram entregues antes.
    e a decepção que eu vi no rosto do meu filho foi o que mais me revoltou com essa desorganização e falta de respeito. ai eu fui obrigado a dizer pra ele: isso é Brasil filho.

    Curtir

  3. Acho extremamente válida a idéia , na realidade o legado da Virada Cultural .
    Apenas teríamos que atentar para os locais onde serão realizados os shows .
    Percebo na cidade pouco respeito a Lei do Silêncio , a avenida Cívica ( o palco principal deste e de muitos eventos ) , é muito próxima ao Hospital Municipal , além de inúmeros conjuntos residenciais que são extremamente prejudicados .

    Curtir

Os comentários estão desativados.