Safra 2012 do caqui será lançada neste domingo no Varejão (01/04)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sebrae, Fatec e Associação dos Fruticultores do Alto Tietê (Afruti), lançará neste domingo (01/04/2012) a safra do caqui 2012. O evento será realizado no Varejão da Cobal, localizado no Mercado do Produtor, no Mogilar, entre as 7h00 e o meio-dia. Além de degustar as diversas variedades da fruta, os visitantes poderão experimentar iguarias produzidas à base da fruta, como sorvete, pães e doces.

Mogi das Cruzes é a maior produtora nacional de caqui, com uma produção que chega a mais de 60 mil toneladas. São 473 produtores que cultivam uma área de2.028 hectares. Hoje, respondemos por cerca de 60% de todo caqui produzido no Brasil”, acentua o secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, lembrando que desde 2010 a Prefeitura introduziu a fruta na merenda das escolas municipais.

Por determinação do prefeito Marco Bertaiolli, desde o ano passado o caqui passou a fazer parte da merenda escolar de 43 mil crianças matriculadas em unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa foi adotada para incentivar a produção local, e também aprimorar o valor nutricional das refeições oferecidas aos alunos mogiano”, explica.

Nagao lembra que a fruta tem variedades diferentes que podem dar origem a sorvetes, geléias, pães, bolos, sucos, e vinagre. Há o caqui fuyu (achatado) e o guiombo (ovalado), que devem ser consumidos ainda duros, e se diferenciam pelo fato de o primeiro ter sabor adocicado e textura macia, e o segundo ser doce e crocante. Já variedade rama-forte é a que deve ser consumida bem madura.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Anúncios