Operação Cata-Tranqueira atende 20 bairros neste sábado (25/02/2012)

Neste sábado (25/02/2012), 20 bairros serão atendidos pela Operação Cata-Tranqueira, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Moradores podem descartar todo tipo de material inservível, menos entulho de construção civil e lixo doméstico. O objetivo do trabalho é evitar que os resíduos sejam descartados em locais inadequados e acabem parando em rios e córregos, aumentando o risco de enchentes e alagamentos.

Os bairros atendidos são Residencial José Elias, Vila Rubens, Vila Cidinha, Chácara das Flores, Vila Celeste, Jardim Paulista, Vila Nancy, Vila Flávio, Vila Bernadotti, Vila Progresso, Vila Vitória, Vila Lavínia, Vila Cléo, Alto Guaianazes, Vila São Sebastião, Jardim Aracy, Residencial Itapety, Ponte Grande, Rodeio e Jardim Maricá.

Clique aqui para ver a relação dos bairros que serão atendidos até 21 de abril.

Todos os materiais devem ser deixados na calçada a partir das 7h00 deste sábado. Os funcionários da empresa responsável pela limpeza pública recolherão o material, que será enviado para a Secretaria de Serviços Urbanos e posteriormente para aterros licenciados.

A Operação Cata-Tranqueira, que já foi uma ação esporádica da Secretaria, hoje é realizada quase todos os sábados. Faz parte do esforço concentrado da Prefeitura para diminuir a possibilidade de os rios e córregos da cidade transbordarem. É importante que todos evitem o descarte de material em locais inadequados, pois quem sofre é a própria população”, destaca o secretário Nilmar de Cássia Ferreira.

O secretário acentua que, apesar do Cata-Tranqueira, a cidade ainda enfrenta muitos problemas com o descarte irregular de todo tipo de material. “Já retiramos, por exemplo, uma porta de geladeira de uma galeria de água que estava provocando um grande alagamento em uma parte da cidade”, lamenta.

ECOPONTO

Além da Operação Cata-Tranqueira, a cidade também possui dois ecopontos. Um na Avenida Júlio Perotti, na divisa entre Cezar de Souza e o bairro do Socorro, e outro na Avenida Maurílio de Souza Leite, no Parque Olímpico. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h00 às 18h00, e recebem material potencialmente reciclável. Mesmo entulho de construção civil pode ser descartado pela população, desde que obedecida a quantidade máxima de um metro cúbico por pessoa ao dia.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes